Publicidade
Saúde
Temperaturas mais baixas pedem bebidas mais quentes!
Por: Suseli Cristo
Publicado em: segunda, 14 de junho de 2021 às 10:35h

A chegada do inverno – que começa oficialmente no dia 21 deste mês – traz consigo, além do típico friozinho dos meses de junho, julho e agosto, alguns sintomas característicos da época, como gripes, resfriados, além dos mais diversos problemas respiratórios.
Para amenizar os sinais negativos da estação, uma boa opção é sempre o consumo de bebidas quentes, como café, chá ou até mesmo o típico quentão, junto com pratos tradicionais da época, como sopas e canjas.
O consumo de chás, além de ajudar a espantar o frio, auxilia no combate às enfermidades decorrentes do enfraquecimento do sistema imunológico. 

Publicidade

Infusão ou decocção
Geralmente há duas formas de fazer chás: por infusão ou decocção. A infusão é o processo em que a água quente é adicionada as ervas ou aos sachês de chá. Geralmente é o mais utilizado para ervas frescas, que são abafadas por alguns minutos, ao invés de fervidas.
Já a decocção é quando as ervas, frutas, raízes ou as cascas são colocadas junto com a água no fogo, no momento em que estão em temperatura ambiente. Elas são fervidas ao mesmo tempo, tornando o processo um pouco mais lento, porém, essencial para extrair ativos dos ingredientes utilizados no chá.

Ervas frescas ou secas
Os chás podem ser preparados com ervas frescas ou desidratadas. Mas, atenção: a quantidade utilizada não deve ser a mesma, ainda que da mesma planta, pois as ervas frescas contêm mais água e ativos do que as secas ou desidratadas.
Quando utilizar ervas secas, lembre-se de mantê-las bem embaladas, atente-se aos prazos de validade e utilize água filtrada no preparo do chá.

Receitas 

Chá de camomila e laranja
Ingredientes
- 700 ml de água
- 1 laranja descascada em pedaços 
- 2 sachês de camomila.
Modo de preparo – Primeiramente, ferva a água e adicione as laranjas e depois os sachês. Aguarde até que ferva por aproximadamente dois minutos, espere esfriar um pouco e sirva. 
Benefícios – A camomila é um calmante natural, então este chá é ideal para tomar antes de dormir. A laranja traz a vitamina C (ácido ascórbico) que possui propriedades antioxidantes, atua na melhora da imunidade e ajuda a combater o estresse. 

 

Chá de gengibre com hortelã
Ingredientes
- 4 colheres de gengibre macerado
- 1 limão
- ½ pau de canela
- 3 folhas de hortelã
- 700 ml de água 
Modo de preparo – Coloque a água para ferver, adicione o gengibre, a canela e adicione a metade do limão com a casca. Aguarde de cinco a 10 minutos e adicione as folhas de hortelã. Desligue o fogo. Esprema a outra metade do limão e mantenha a tampa da panela. Espere esfriar um pouco e sirva. 
Benefícios – É um chá energético, pois o gengibre ativa o metabolismo. Possui propriedades anti-inflamatórias, além de prevenir a gripe e doenças respiratórias. Aumenta a imunidade, excelente para o inverno.

Chá de erva-cidreira e limão
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de água
- 1 laranja
- 1 colher de chá de mel
- Suco de ½ limão
- Pedaços de erva-cidreira 
Modo de preparo – Ferva 2 xícaras de água e a erva-cidreira com o suco da laranja e limão junto com suas cascas. Por fim, coloque mel a gosto. 
Benefícios – Ideal para ser tomado após refeições por se tratar de um chá digestivo. Promove o bem-estar e alivia cólicas e dores de cabeça. 

 

Chá de hibisco com gengibre
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de flor de hibisco seca
- 2 colheres de sopa de gengibre ralado
- 700 ml de água 
Modo de preparo – Ferva a água e adicione o gengibre. Tampe por cinco minutos. Depois, apague o fodo e adicione o hibisco. Mantenha a panela tampada por mais cinco minutos, coe e sirva. 
Benefícios – É um chá diurético, combate a retenção de líquidos além de auxiliar no emagrecimento. 


Chá de anis estrelado com gengibre, gojiberry e tomilho
Ingredientes
- 5 unidades de anis estrelado
- 1 pedaço de gengibre
- 1 punhado de gojiberry
- 1 colher de chá de tomilho
- 700ml de água

Modo de preparo – Ferva a água, adicione o anis estrelado e o gengibre. Tampe por cinco minutos. Desligue o fogo e adicione o gojiberry e o tomilho, mantenha a panela tampada por cinco minutos e está pronto! 
Benefícios – O gojiberry é uma fonte riquíssima de vitamina C, possui efeito antioxidante, além de ser rico também em vitaminas do complexo B que ajudam no funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e muscular. O chá também possui propriedades digestivas, anti-inflamatórias e previne a gripe. 

 

Eucalipto
Ingredientes

- Folhas picadas de eucalipto (1 colher de chá)
- Uma xícara de água fervente
Modo de preparo – Para fazer o chá é necessário adicionar as folhas picadas de eucalipto em uma xícara e cobrir com água fervente. Depois de morno, coar e tomar de duas a três vezes por dia.
Benefícios – O chá de eucalipto tem propriedades expectorantes e é grande aliado no controle de problemas respiratórios, como sinusite, rinite e bronquite, podendo ser utilizado por meio do consumo oral ou inalação. 
 

Canela
- Dois ramos de canela
- Uma xícara de água
Modo de preparo – Usar dois ramos de canela em pau para uma xícara de água e cozinhar em uma caneca no fogão por 10 a 15 minutos (decocção).
Benefícios – Ajuda na digestão e circulação sanguínea.

 

Hortelã
- Três folhas de hortelã
- 1 xícara de água quente
Modo de preparo – Colocar três folhas em uma xícara. Jogar água quente em cima. Tapar a xícara com um pires por cinco ou 10 minutos (infusão).
Benefícios – Distúrbios digestivos e respiratórios (gripes, bronquites, sinusites, digestivo).


Guaco
Ingredientes

- Uma folha grande
- Uma xícara de água fervente
Modo de preparo – Usar uma folha grande para uma xícara de água fervente. Deixar em infusão por cinco a 10 minutos.
Benefícios – É um ótimo chá no combate à bronquite, tosse e gripe.

 

Melissa
Ingredientes

- Duas colheres de sobremesa da erva 
- Uma xícara de água fervente
Modo de preparo – Usar duas colheres de sobremesa da erva e uma xícara de água fervente. Deixar em infusão por cinco a 10 minutos.
Benefícios – É um chá que ajuda a dormir melhor, induz o sono.

Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU