Publicidade
Para a comunidade
Jovens suinocultores recebem treinamento para uso de aplicativo em Seberi
Por: Thaane Otero
Publicado em: quarta, 26 de outubro de 2022 às 14:20h
Atualizado em: quarta, 26 de outubro de 2022 às 14:24h

Para atender a uma demanda da Câmara Técnica Regional da Suinocultura, que envolve 11 associações de suinocultores da região, a Emater/RS-Ascar promoveu, na última sexta-feira, 21, um treinamento na área de gestão da suinocultura, especificamente na produção de dados com uso do aplicativo Custo Fácil, na sede da Amzop, em Seberi.
A atividade foi ministrada pelo pesquisador da área socioeconômica da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele. No evento, o pesquisador tratou sobre os aspectos gerais da produção de dados, da interpretação, análise e detalhamento para a operacionalização do uso do aplicativo.
Segundo o extensionista rural e coordenador regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, o objetivo da atividade é empoderar os produtores. “A maioria dos produtores de suinocultura são jovens, e é importante emponderá-los para que consigam produzir dados da sua atividade, aprender a interpretá-los e utilizá-los no processo de tomada de decisão na propriedade rural. Da mesma forma, no cenário regional, formar uma base de dados que será centralizada na Embrapa e que permitirá avaliar os principais indicadores técnicos e produtivos desta importante atividade”, diz.
O trabalho será executado na propriedade rural pelos suinocultores, com auxílio e orientação da Emater/RS-Ascar. “Com os dados coletados, será possível promover discussões e socializar estas informações com os demais suinocultores da região, motivando um debate regional acerca da gestão da suinocultura. Até novembro, com a instalação do aplicativo, que é uma ferramenta gratuita, considerada uma tecnologia social, cada produtor conseguirá experimentar e iniciar o registro de dados no aplicativo”, completa Sangaletti.
De acordo com a Emater/RS-Ascar, no dia 7 de dezembro será realizado o Seminário Regional da Suinocultura no município de Vista Alegre, oportunidade na qual será divulgado esse trabalho e apresentado alguns dos dados levantados por meio do aplicativo.
Além do aspecto econômico envolvendo a atividade da suinocultura, o trabalho também envolverá questões relacionadas ao manejo de dejetos, com foco na sua mensuração e valoração, visualizando o tratamento de dejetos como uma oportunidade na agricultura. “Teremos na região 35 Unidades de Referência Tecnológica na gestão econômica da suinocultura e também na gestão dos dejetos da propriedade, com destaque ao manejo e uso dos dejetos de forma racional, com o mínimo de impacto no meio ambiente”, finaliza Sangaletti.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU