Publicidade
Priscila da Silva
“O nosso companheirismo é um dos principais legados”
Por: Suseli Cristo
Publicado em: terça, 04 de outubro de 2022 às 14:30h
Atualizado em: terça, 04 de outubro de 2022 às 14:37h

Viver, comunicar, agir e criar impacto nas comunidades onde estão inseridos são os principais objetivos dos jovens que fazem parte da Junior Chamber International (JCI) – Câmara Junior Internacional. Parte deste segmento global também está enraizada em Rodeio Bonito, onde hoje na organização local (OL) há 13 membros declarados, mas contando com um quadro de 20 jovens, alguns ainda ativos como aspirantes, esperando a maioridade para serem distintivados. 
Entre esses integrantes, participando das atividades da entidade deste 2016, está a Priscila da Silva, de 28 anos, que assumiu neste ano de 2022 um novo desafio. “No meio do ano, por motivos pessoais, o atual presidente da JCI Rodeio Bonito, Willian Alex Simon, precisou se afastar do cargo, então assumi como base de apoio representando-o à frente da organização até o fim do ano. Foi e está sendo um desafio muito grande, e uma responsabilidade maior ainda de estar à frente da OL. A partir de janeiro de 2023, assumo como presidente da JCI. Desde que ingressei na JCI me identifiquei muito com os seus propósitos, comecei a participar dos projetos e quando me dei por conta já estava assumindo alguns cargos, até agora estar como presidente interina. É muito gratificante poder dar continuidade a este capítulo, que há quase 50 anos estamos escrevendo em nossa cidade”, destaca Priscila.

Publicidade

Fazendo a diferença
A JCI Rodeio Bonito é conhecida pelos grandes projetos que desenvolve, os tradicionais que levam o “selo JCI”, como o Oratória nas Escolas, que trabalha com alunos do 8º a 9º anos das escolas do município para desenvolver a oratória, escrita por meio da redação, superação do medo de falar em público, além de poder participar do encontro regional e convenção nacional da JCI Brasil como concorrentes do concurso. O tradicional Festival do Chopp, que é o projeto arrecadador de fundos para desenvolvimento de projetos durante o ano, que acontece sempre em abril. 
– Os membros JCI Rodeio Bonito contribuem em todas as ações realizadas. São engajados e sempre prestativos. Estamos sempre pensando no que podemos fazer em nossa comunidade para trazer o novo. Completaremos 50 anos em 2023, e durante toda a vida ativa sempre buscamos desenvolver o espírito de liderança nos nossos jovens, dando oportunidade de crescimento e desenvolvimento. Por um bom tempo, a JCI Rodeio Bonito foi vista como uma entidade de ações sociais, mas de uns anos para cá estamos trabalhando para desmistificar essa visão e trazer para a comunidade o real significado da organização, que é a formação de líderes – explica Priscila.

Treinando líderes
O treinamento de liderança, segundo Priscila, é oferecido por meio de cursos de oratória efetiva, administração comercial, direção de reuniões, planificação de projetos, entre outros. “Aos membros é oferecida a oportunidade de adquirir experiência pessoal como diretores, oradores, dirigentes, como grupos de estudo, organizadores de campanhas, agentes de promoção de vendas. Todos estes campos oferecem inúmeras oportunidades às pessoas jovens para desenvolver sua personalidade, ampliar seus conhecimentos e aguçar sua inteligência. A JCI oferece a seus membros a experiência de tomar decisões e de usar seu próprio critério. Os juniores podem aprender por meio de erros, um luxo que raras vezes lhes é permitido em seus negócios e profissões, mas entendemos o quanto esse processo é importante”, acrescenta.
Qualquer pessoa que tenha o desejo de se desenvolver e fazer a mudança na sua comunidade está convidada a participar da JCI Rodeio Bonito, de acordo com a presidente interina. “Basta entrar em contato com algum dos membros da JCI. Na JCI somos chamados de companheiros, e o companheirismo é um dos principais legados que deixamos. Quem entra para a JCI ganha uma nova família. Nos próximos meses, estamos preparando um projeto de captação de membros. Um projeto de expansão que será realizado para trazer novos jovens para a organização, então, aquele que se identificar com o espírito e os propósitos da JCI, pode nos procurar. Sem dúvidas, é uma experiência enriquecedora”, finaliza Priscila. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU