Após o fechamento das seções, o Cartório Eleitoral, de Federico Westphalen, começou a receber as urnas eletrônicas. Com o encerramento da votação às 17 horas, o presidente da mesa de votação insere na urna um código de finalização, atestando que as votações acabaram. A partir disso, a urna imprime cinco vias do boletim de urna com os resultados daquela seção e este deve ser assinado pelo próprio presidente da mesa. A impressão de cinco vias acontece para que uma seja entregue para a fiscalização de órgãos responsáveis, uma é guardada pelo presidente da seção, duas são anexadas à ata da seção e são encaminhadas para o Cartório Eleitoral. A última é disponibilizada para ser colocada na porta da seção para que o público geral tenha acesso aos resultados.
Mídia de resultado possibilita a contagem dos votos
Para a justiça eleitoral, o que possibilita a contagem dos votos é a mídia de resultado, uma espécie de pendrive que é retirado da urna. Esse aparelho conta com diversas travas de segurança, com o intuito de ser aberto somente por aplicações e sistemas desenvolvidos para esse propósito.
Durante o processo, o presidente da seção retira a mídia de resultado e envia para o Cartório Eleitoral da região junto a um boletim de urna impresso. No cartório, esse aparelho é aberto em um computador e após transmitido ao Tribunal Superior Eleitoral. Durante todos esses processos é preciso reforçar a presença de diversas travas e códigos que promovem a segurança das informações. O juiz eleitoral de FW, Marco Aurélio Antunes dos Santos, destaca a importância do boletim de urna impresso para comprovar a segurança do processo. "O boletim é impresso lá na urna, no momento que é encerrada a votação, sem que a urna tenha nenhum tipo de contato com internet, bluetooth, algum tipo de conexão externa. É a primeira situação que nos tranquiliza quanto ao processo de apuração", disse Santos. Outro ponto que o juiz destaca é a presença de assinaturas criptografadas em todo o sistema. "Se tiver alguma falha durante esse processo a mídia não é lida pelo sistema, não é transmitida e não é recebida pelo TSE", frisa. Após a contagem do TSE, os resultados são disponibilizado no portal do órgão ou pelo aplicativo, ambos com o nome Resultados.
Desdobramentos na região
De acordo com o juiz eleitoral de Frederico Westphalen, Marco Aurélio Antunes dos Santos, o primeiro turno das eleições majoritárias na região foi tranquilo. Sobre o número de urnas que apresentaram problemas, o juiz eleitoral disse que dentro do esperado foi uma margem normal. "Dez urnas tiveram de ser substituídas em um universo de 188 aqui na nossa Zona Eleitoral", destacou. O juiz apontou como um dos problemas enfrentados a demora nas filas que decorreu de alguns fatores como a biometria, número de candidatos em discussão, configuração da urna para maior tempo de votação, entre outros, e agradeceu pela compreensão e paciência dos eleitores.