Publicidade
Panorama Político
Saiba o que os principais nomes ao governo do RS propõem para a segurança pública e a educação
Por: Wagner Stan
Publicado em: quarta, 14 de setembro de 2022 às 08:36h
Atualizado em: quarta, 14 de setembro de 2022 às 08:39h

Pontos de destaques no debate eleitoral deste ano são as propostas dos candidatos ao governo do Estado para a segurança pública e para a educação no Estado. Em entrevistas, debates e sabatinas, esses temas têm ganhado grande proporção. Confira o que os principais nomes propõem para essas áreas em seus planos de governo.

Publicidade

Eduardo Leite (PSDB)
O texto do plano de governo apresentado por Leite inicia com um apanhado do que foi realizado na gestão anterior. Entre as prioridades propostas pelo documento está a aprimoração dos programas vigentes e o desenvolvimento de políticas públicas para aperfeiçoar a segurança pública no Estado. Também há no plano a garantia de um prédio para a nova sede da Secretaria da Segurança Pública, assim como finalizar as obras nos órgãos públicos da área em todo o RS. Já para a área da Educação, o projeto de governo visa investir como prioridade na transformação do ensino pela tecnologia e inovação, além de trabalhar na assistência estudantil desde o ensino primário. 

Edegar Pretto (PT)
Nas propostas de governo do candidato pelo Partido dos Trabalhadores para o Estado está a criação de política públicas em conjunto com a União e os Municípios com o intuito de valorizar a vida, a integridade física e o uso qualificado da ação policial. O programa também destaca o investimento em ações voltadas a proteção da mulher. Já na Educação, o candidato petista apresenta em seu plano de governo como um dos principais objetivos fortalecer o ensino médio por meio de políticas públicas que promovem a permanência do jovem na escola, investir na infraestrutura das escolas e na merenda escolar. 

Luís Carlos Heinze (PP)
A sessão de segurança pública nas propostas do candidato pelo PP é introduzida no documento como “Valorizar os servidores, modernizar a atuação e dar tranquilidade à sociedade”. Entre as propostas apresentadas está a criação de um sistema permanente de reposição de profissionais da área, assim como, a criação de um Centro de Comando e Controle da Segurança Pública. Outros pontos destacados está a segurança voltada as mulheres. Na Educação, o candidato pelo Progressistas apresenta uma série de propostas com o intuito de corrigir os erros do presente, de acordo com o documento. Entre essas propostas está adoção de parcerias que possibilitam intercâmbios e o ensino qualificado de outras línguas para os alunos, ampliar a oferta de ensino integral, entre outros pontos. 

Onyx Lorenzoni (PL) 
O candidato pelo Partido Liberal, destaca em seu plano de governo um histórico do partido na Executivo nacional na atuação de Bolsonaro na segurança pública. O programa destaca a valorização dos profissionais da área, mais tecnologia nas ações realizadas, e que pretende trabalhar fortemente no enfrentamento à criminalidade. Ainda, no plano, Lorenzoni apresenta suas propostas para melhorar a qualidade da educação estadual. Entre as propostas está o investimento em políticas que contribuem na permanência dos estudantes no ambiente educacional. Outro ponto forte do projeto do candidato do PL é a educação profissional e também a difusão de escolas cívico-militares pelo Estado. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU