Publicidade
Vencedores do agronegócio
Projetos da região são agraciados com prêmio da Federasul
Small Farm Hub, de FW, foi contemplado na categoria “Depois da Porteira” e a Fazenda Librelotto, de Boa Vista das Missões, recebeu a premiação “Dentro da Porteira”
Por: Cíntia Henker
Publicado em: domingo, 04 de setembro de 2022 às 17:35h
Atualizado em: domingo, 04 de setembro de 2022 às 17:38h

A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) promoveu, na quarta-feira, 31 de agosto, durante a 45ª Expointer, em Esteio, o 10º Prêmio Vencedores do Agronegócio e o 6º Prêmio Elas no Agro. A celebração dos laureados ocorreu durante o evento “Tá na Mesa”, promovido pela mesma entidade, que reuniu autoridades e demais representantes do setor agro, na Casa da Farsul no Parque de Exposições Assis Brasil. 
O prêmio é dividido em categorias, sendo elas “Antes da Porteira”, “Dentro da Porteira”, “Depois da Porteira”, “ESG” e “Elas no Agro”. 
Dentre os 64 cases inscritos, o Small Farm Hub, que tem como mantenedoras a Universidade Regional Integrada (URI/FW) e o Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, foi agraciado na categoria “Depois da Porteira”, que engloba as áreas de armazenamento, distribuição e serviços associados ao agronegócio. 
O Small Farm Hub é um dos primeiros ambientes inovadores no Brasil voltados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas, principalmente, para pequenas propriedades rurais inteligentes. Esse ambiente propõe conectar diferentes atores para a troca de informações, co-criação e fortalecimento de um mix de produtos, serviços e projetos voltados para a inovação. A rede de inovação faz parte do projeto Agrotec Norte, do Ecossistema de Inovação da Região Produção e Norte, que visa a formação de uma rede de inovação voltada às pequenas propriedades rurais. Este Hub está sediado no campus da URI de Frederico Westphalen e atende as principais demandas de toda a região, abrangendo 131 municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo o diretor Executivo da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Márcio Girardi, que esteve presente na entrega da premiação, é motivo de satisfação receber este destaque. “Para o nosso empreendimento é motivo de orgulho, pois o projeto foi lançado durante a Expofred, em abril deste ano, e ainda muito jovem já recebeu este reconhecimento estadual, como uma das iniciativas exemplo de inovação para o Rio Grande do Sul. Então, em nome da Cooperativa, nossa enorme gratidão em fazer parte desta iniciativa, por cooperarmos por uma sociedade ainda mais próspera, através das parcerias”, enaltece Girardi.
Já para o coordenador do projeto e professor da URI/FW, Gilson Henrique Panosso, as premiações são um reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido há muito tempo por várias mentes pensantes, e as honrarias demonstram que estão no caminho certo. “Estamos imensamente felizes com as premiações. Dá mais tranquilidade saber que o trabalho está caminhando de acordo com os objetivos. Ao mesmo tempo, criam-se responsabilidades devido às novas expectativas. Junto aos nossos parceiros, temos certeza que criaremos um Estado mais fortalecido com propriedades rurais fortificadas, alimentando todo um ecossistema de inovação”, diz Panosso.
Já a Fazenda Librelotto, propriedade de Ivonei Librelotto em Boa Vista das Missões, foi agraciada na categoria “Dentro da Porteira”, que valoriza a área de produção e geração de valor da propriedade rural. 
A fazenda é referência em sustentabilidade e segue à risca as boas práticas para aumentar a produtividade, mesmo diante de eventos climáticos como foram os últimos anos de estiagem. Aplicando técnicas modernas e sustentáveis, como o sistema de terraceamento e a integração lavoura - pecuária - florestal, também tem se tornado referência em propriedade familiar de alta produtividade e inovação. A Fazenda Librelotto sediou por muitos anos a realização do maior dia de campo do Estado, com a participação de milhares de pessoas em cada edição do evento.
O modelo de negócio consiste em um sistema integrado de produção com pecuária de corte, em uma gestão participativa, por competência e compartilhamento de informações. Além disso, são mantidas áreas de campo nativo e a propriedade é considerada uma unidade modelo da Embrapa Trigo.
– A premiação, de certa forma, vem coroar o que a gente tem feio há vários anos. Desde 2007 estamos nesse trabalho de divulgação e de fomentar a integração lavoura-pecuária e sempre aprendendo e buscando novas soluções, preservando as antigas. Nós e nossa equipe estamos o tempo todo tentando melhorar, olhando para os gargalhos do sistema e seguimos de mãos dadas com a pesquisa – comenta Librelotto.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU