Publicidade
Fernanda Abreu Schwingel
“Estar como presidente do Rotaract é uma aprendizagem constante”
Por: Suseli Cristo
Publicado em: segunda, 29 de agosto de 2022 às 09:09h
Atualizado em: segunda, 29 de agosto de 2022 às 10:18h

Seguir mantendo a idoneidade do Rotaract Club, incentivando constantemente a realização de projetos que atendam as reais necessidades da comunidade e buscar a união dos companheiros, valorizando os potenciais de cada um. Esse é o propósito da assessora de comunicação e marketing, Fernanda Abreu Schwingel, que em julho foi empossada como a nova presidente do clube de serviço, de Frederico Westphalen, e terá a missão, junto com sua diretoria e integrantes do clube, de desenvolver projetos que façam a comunidade avançar e se fortalecer. 
– Assumir esse cargo é uma responsabilidade e ao mesmo tempo um enorme orgulho. O Rotaract Club já possui 28 anos de prestação de serviços à comunidade, o que torna o desafio ainda maior. Estar como presidente é uma aprendizagem constante e acredito que o engajamento dos companheiros é fundamental para colocarmos nossos valores em prática, inspirando pelo exemplo – destaca.

Publicidade

Compartilhando ideias
O Rotaract tem como objetivo desenvolver lideranças por meio da prestação de serviços à comunidade. É uma rede global de jovens de 18 a 30 anos, que objetiva o compartilhamento de ideias e projetos para encarar os desafios da humanidade de uma nova maneira, de forma a melhorar o mundo em que vivemos. 
– Somos um clube de Rotary, onde o lema seguido em cada gestão segue o lema presidencial do Rotary Internacional, neste ano é ‘Imagine o Rotary’. A presidente canadense Jennifer Jones pede para sonhar grande e entrar em ação: ‘Todos nós temos sonhos, mas agir por estes sonhos é uma escolha. Imagine um mundo que mereça o nosso melhor, onde nós levantamos a cada dia sabendo que podemos fazer a diferença’. O lema orienta o trabalho rotário em busca de uma meta comum – acrescenta a presidente, que é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Passo Fundo, e possui especializações na área de Marketing Estratégico, Gestão de Vendas e Relacionamento, Comunicação Empresarial e Marketing Digital.
 
Há quase três décadas 
Fundado em FW em 1º de julho de 1994, o Rotaract Club quer sempre inspirar os seus sócios a transformarem a comunidade em que vivem, deixando a sua marca em um dos mais importantes clubes de serviços do país. 
– Recentemente, realizamos mais uma edição do projeto “Todos em Ação”, que consiste em arrecadar recursos financeiros para alguma emergência da comunidade. Neste momento, a família rotária esteve unida em benefício do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, conseguindo angariar recursos e converter em mais de dois mil litros de leite. Também, outro projeto que já está em andamento é a estruturação de uma Biblioteca para o Lar São Francisco, projeto este aprovado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi, com aval e respaldo da entidade beneficiada. A conclusão está prevista para os próximos meses. Recentemente, também proporcionamos às crianças do Rotary Kids uma gincana alusiva ao Dia dos Pais. Outros projetos já estão sendo planejados e pretendemos realizar algo, ainda neste ano, com o objetivo de arrecadar recursos e também realizar um evento distrital de Rotaract em nosso município – conta.

Fazer o bem sem olhar a quem
Desde adolescente Fernanda esteve engajada em projetos e atividades em grupo na sua cidade natal – Erval Seco –, também em Passo Fundo, onde morou por seis anos, e ao se mudar para FW, tinha o sentimento de estar presente na comunidade com o trabalho voluntário, e há quase quatro anos ela integra o Rotaract.  
– Fui impactada por um projeto do Rotaract em 2018, busquei me informar com o meu primo Igor Schwingel e, semanas depois, ele convidou a mim e ao meu noivo, Gabriel, para participar das reuniões. De lá para cá, nosso envolvimento com as causas do Rotaract é frequente. O Gabriel, é minha inspiração diária em seu trabalho como advogado, que reflete na busca por uma comunidade mais igualitária e justa. O Sicredi, empresa em qual trabalho, também é minha fonte de inspiração e vai de encontro com os meus valores. Meus pais, Jorge e Ieda, e minha irmã, Bruna, não são rotarianos, mas são minhas maiores inspirações, pois me ensinam que com simplicidade, honestidade e atitude há sim a possibilidade de construirmos um mundo melhor – finaliza.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU