Publicidade
Saúde
Vacinação contra a gripe entra na terceira fase nesta quarta-feira
Pessoas que integram os grupos das duas primeiras fases que ainda não foram se vacinar podem comparecer às unidades de saúde dos municípios para se imunizar
Por: Cíntia Henker
Publicado em: terça, 08 de junho de 2021 às 09:14h

A Campanha de Vacinação contra a Gripe no RS entra na terceira fase nesta quarta-feira, 9, sem atingir a meta de 90% de imunização do público-alvo das primeiras etapas.
De acordo com dados do painel da Campanha de Vacinação Contra a Influenza do Ministério da Saúde, a menor cobertura registrada é entre os idosos, que na segunda-feira, 7, atingiram 35,8 %, o menor índice da campanha. 
Também não atingiram a meta: professores, com 39,8%, trabalhadores de saúde, 45,8%, gestantes, 49,3%, puérperas, 56,1%, crianças com 56,9%. Os povos indígenas alcançaram o maior percentual de cobertura, com 78, 8% de imunização.
As pessoas que integram os grupos das duas primeiras fases que ainda não foram se vacinar podem comparecer às unidades de saúde dos municípios para se imunizar. A gripe pode trazer complicações, hospitalizações e óbitos e apresentar sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Publicidade

Na terceira etapa, a campanha contempla pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A recomendação é um intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina contra Covid-19 e da gripe. No entanto, deve-se priorizar a imunização contra o coronavírus. Se a pessoa apresentar sinais de infecção por Covid-19, deve adiar a vacinação até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas.

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul
Vitrine do AU