Publicidade
Tradicionalismo
73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula acontece em Canguçu
Da região de abrangência do jornal AU, tradicionalistas da 17ª e 28ª RTs foram buscar a centelha. Cavalgada de Palmeira das Missões a FW inicia no dia 25
Por: Suseli Cristo
Publicado em: sexta, 12 de agosto de 2022 às 16:24h
Atualizado em: sexta, 12 de agosto de 2022 às 16:32h

Neste fim de semana, o símbolo dos festejos farroupilha será aceso em Canguçu, durante a 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, que marca o início da tradicional cavalgada que percorre o Estado. O evento de acendimento, que será realizado nos dias 12 e 13, tem o patrocínio da CEEE Grupo Equatorial e é organizado pela Prefeitura de Canguçu, pertencente à 21ª Região Tradicionalista.
A tradição da Chama Crioula foi iniciada em 1947. Ela simboliza o início das comemorações da Semana Farroupilha, que culmina com as celebrações alusivas ao 20 de setembro, data que marca a Revolução Farroupilha. Até lá, a chama será levada em uma cavalgada a todas as 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, até chegar a Porto Alegre.
Da área de abrangência do jornal O Alto Uruguai, tradicionalistas da 17ª e 28ª Regiões Tradicionalistas (RTs) foram até Canguçu, buscar a centelha da chama, que ficará em Palmeira das Missões, sede da 17ª RT. Após, de 25 a 28 de agosto, iniciará a cavalgada pela 28ª RT, de Palmeira das Missões a Frederico Westphalen, em um percurso de 110 quilômetros.

Publicidade

Roteiro da cavalgada  
Dia 25/08 (quinta feira) – Almoço e saída da Fazenda do Provisório, em Palmeira das Missões, com percurso de 25 km. Pouso e café no CTG João Sampaio Amado, em Palmeira das Missões.
Dia 26 (sexta feira) – Almoço no CTG Rincão da Saudade, em Dois Irmãos das Missões, com percurso de 15 km. Pouso e café no CTG Mate Amargo, de Erval Seco.
Dia 27/08 (sábado) – Almoço na Comunidade Ponte do Fortaleza, em Seberi. Pouso e café no CTG Estância da Mateada, da linha Santo Antônio, em Taquaruçu do Sul.
Dia 28 (domingo) – Chegada no Piquete Alto Alegre, em Frederico Westphalen, onde acontece a solenidade de recepção da Chama Crioula da 28ª Região Tradicionalista. Haverá almoço, com o tradicional costelão e acompanhamentos.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU