Publicidade
Qualificação
Merendeiras de Caiçara participam de capacitação
Por: Thaane Otero
Publicado em: sexta, 05 de agosto de 2022 às 14:10h
Atualizado em: sexta, 05 de agosto de 2022 às 14:16h

Aconteceu no Centro de Convenções de Caiçara, no dia 28 de julho, a 12ª capacitação de merendeiras do município, junto com as merendeiras de Vicente Dutra. O momento foi promovido em parceria das Secretarias de Educação e Emater/RS-Ascar dos dois municípios, contando com a presença das nutricionistas Mariana Balestrin e Milene Urrutia de Azevedo, do secretário de Educação e Cultura de Caiçara e representante da administração municipal, Airton José Fabris, enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ederson Tschindel, e a extensionista da Emater/RS-Ascar do município de Caiçara, Edimara Dal Roos.
O encontro teve por objetivo aproximar e qualificar as serventes e merendeiras, para preparar e servir adequadamente a merenda escolar, além de se adequarem às demandas no Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE).
A abertura contou com a participação e boas-vindas aos presentes por parte do secretário de Educação, Airton Fabris, que reforçou a importância do trabalho das profissionais presentes para a escola.
Na sequência, o enfermeiro do Samu, Ederson Tschindel, realizou uma importante explanação sobre os primeiros socorros no ambiente escolar. A breve explicação atingiu os objetivos de mostrar ações que precisam ser realizadas com muita agilidade para salvar vidas, tanto em casos de engasgo como em situações de convulsões, por exemplo.
No momento seguinte, as nutricionistas presentes realizaram a abordagem de ações relacionadas à legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), excesso de peso, desperdício, formas de apresentação dos alimentos para evitar os casos de engasgo e melhorar a aceitabilidade das crianças.
Para fechar o encontro, todos foram agraciados pela fala da extensionista da Emater/RS-Ascar, Edimara Dal Roos, que explanou sobre motivação e valorização profissional.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU