Publicidade
Agricultor e Motorista
Bem-vindo à propriedade Kovaleski em Planalto
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 29 de julho de 2022 às 15:05h
Atualizado em: sexta, 29 de julho de 2022 às 15:17h

No Vale das Uvas, em Planalto, vive há mais de 68 anos o produtor Armando Kovaleski. No município, o produtor que chegou com meses de vida junto a seus pais, cresceu e formou família. Armando é casado com Ivanilde Kovaleski, e juntos têm cinco filhos, três estão em Porto Alegre e dois no município. Na propriedade está Gustavo Kovaleski que contribui na produção. 
Armando e Ivanilde moraram por dois anos na serra gaúcha e voltaram para Planalto com a intenção de dar início à produção de uva, aproveitando o incentivo da época. O cultivo realizado pela família Kovaleski teve início em 1996, totalizando, neste ano, 26 anos de atividades na propriedade, que conta com cinco hectares para produção. O cuidado que é realizado nos parreirais de Kovaleski é destinado exclusivamente para a comercialização. Dentre seus parceiros comerciais estão empresas privadas de Chapecó, Rodeio Bonito e Palmeira das Missões, e ainda da região próxima a Planalto. 

Publicidade

Nova geração à frente
Conforto. É o que Gustavo Kovaleski definiu como ponto principal para a sua volta à propriedade da família. O filho de seu Armando saiu de casa para procurar novos horizontes e trabalhar em Porto Alegre e outras cidades maiores, mas retornou para casa devido ao alto custo de vida que as cidades demandavam. Além disso, viu a necessidade de retornar para contribuir na qualidade de vida dos pais que estavam levando a atividade sozinhos. Há seis anos, Gustavo retornava e, hoje, está à frente da propriedade. Levou a tarefa como um desafio que merecia atenção. “Perder não ia perder nada, porque aqui, se você se dedicar e dar sequência, se dá bem!”, disse. 

Desafios 
De acordo com Gustavo, a produção de uva tem desafios a serem enfrentados. Entre eles está o aumento do valor de insumos para a produção, onde os preços de adubos e demais insumos têm apresentado durante os anos um crescimento significativo, enquanto o preço de venda da uva segue uma variável. Outro ponto é a interferência climática no desenvolvimento da produção. Gustavo citou como exemplo as estiagens dos últimos anos, principalmente no fim de ciclo, que prejudicam e geram percas significativas de produção. Outro exemplo dado pelo produtor são as geadas no início dos ciclos, que podem prejudicar bastante o resultado final. A dedicação e o compromisso são os principais motores para superar esses desafios e gerar uma boa produtividade, segundo Gustavo. 

Investimentos na agricultura 
De acordo com o prefeito de Planalto, Cristiano Gnoatto, o governo municipal está trabalhando fortemente para atender os agricultores do município. Foram contratadas horas de tratores e de esteiras para abrir estradas e dar condições para escoar a produção, bem como, atender a rota de leite e o transporte escolar. Além disso, foram realizados assoreamento de rios e perfurações de poços artesianos. Segundo o gestor, a administração pública está em parceria com o governo do Estado para fazer mais 12 açudes e perfurar três poços artesianos.
Neste ano, foi adquirida uma nova retroescavadeira, que será destinada exclusivamente para os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Agricultura, segundo o gestor. “Afirmo que essa classe merece nosso respeito e admiração, e vamos continuar trabalhando forte para sempre ajudar nossos agricultores. Quero aproveitar ainda para parabenizar os motoristas e agricultores pela passagem do dia destes trabalhadores”, disse Gnoatto. 
Planalto tem investido fortemente também no turismo rural. De acordo com a secretária de Turismo, Kelly Chiarentin, está em desenvolvimento o plano municipal de turismo para desenvolver ainda mais essa área de Planalto. Além disso, a cidade já conta com uma rota turística que destina a propriedades do Vale das Uvas. “Estamos buscando incentivos para fortalecer e aumentar esse setor, pois sabemos das nossas belezas e potencialidades, além de colaborar com a renda e geração de empregos”, completou Kelly. 

Confira o caderno completo pelo link clique aqui

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU