Publicidade
Agricultor e Motorista
Primeiros passos na suinocultura em Seberi
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 29 de julho de 2022 às 13:55h
Atualizado em: sexta, 29 de julho de 2022 às 14:06h

A diversidade de produção é uma das características das propriedades rurais da região, mesmo que algumas culturas tenham forte vocação, como a suinocultura e a produção de leite. Assim é com a família Mazzonetto, de Seberi, que está dando seus primeiros passos na produção de suínos. Atualmente, a propriedade está desenvolvendo a produção do primeiro lote em parceria com a JBS, com a previsão de entrega de 1.320 animais. 
Além da suinocultura, a família tem ainda como atividade principal o gado de leite, com cerca de 30 animais produzindo leite e, no total, cerca de 50 cabeças de gado na propriedade. Toda a produção de leite é comercializada e destinada para a empresa Tirol. De acordo com Ivan Mazzonetto, a produção leiteira ainda é a principal fonte de renda da família, que também conta com outros ramos de produção, como a piscicultura, com açudes para o cultivo de tilápia, e o trabalho com um caminhão de transporte e distribuição de dejetos de suínos.

Publicidade

Trabalho em família
Os pais de Ivan, Norberto e Maria de Lourdes Mazzonetto, depois de permanecer no Mato Grosso por cerca de seis anos, voltaram a morar na propriedade, herdada do seu avô, em Seberi. Nos 15 hectares da propriedade, moram Norberto e Maria de Lourdes, Ivan e sua esposa, Nilva Kovalski Mazzonetto e a filha Alice Mazzonetto, e, Evandro Mazzonetto, irmão mais novo de Ivan. Com a vinda dos pais, o negócio da família foi fortalecido, possibilitando a manutenção da produção e a inclusão de novas culturas, como a produção de suínos.
Ivan e Evandro sempre estiveram ligados à propriedade e à agropecuária, pois ambos tiveram formação na área. Ivan formou-se na Casa Familiar Rural e Evandro formou-se técnico agropecuário no antigo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW). 

Planejando os próximos passos 
Segundo Ivan, há planejamento junto à administração e a empresa responsável para a instalação de mais uma pocilga para a produção na suinocultura. Também há negociações para a comercialização de peixes para uma empresa de fora. O produtor ainda destaca que conta com muitas ideias de ampliação, mas que deseja analisar todas e planejar o melhor para a propriedade. 
De acordo com Mazzonetto, a administração pública tem sido parceira da propriedade em seu desenvolvimento, desde a licitação e terraplanagem para a construção do primeiro galpão para a produção de suínos. 

Parceria e investimento no desenvolvimento rural do município
De acordo com o secretário da Agricultura do município, Nelson Francisco da Silva, a secretaria vem desenvolvendo um trabalho em parceria com diversas pastas, a fim de desenvolver da melhor forma o setor na cidade. Entre elas há o trabalho desenvolvido pelo departamento ambiental, que contribui na vistoria e análise em empresas e propriedades, com o objetivo de agilizar as licenças ou dispensas para construções de novos empreendimentos no ramo rural. Outro projeto é a aquisição de alimentos das propriedades filiadas para a distribuição às famílias em vulnerabilidade do município. 
O incentivo à suinocultura tem sido um forte investimento da gestão, tendo uma região favorável e a presença de uma grande empresa, que contribui para a melhor aceitação e interesse por parte dos produtores. A administração pública tem contribuído para que os produtores deem o pontapé inicial na produção de suínos, e para aqueles que já possuem, a gestão contribui para a ampliação dos espaços.
O secretário também destaca o projeto de fertirrigação, onde os dejetos das propriedades produtoras de suínos são destinados para as propriedades vizinhas, que necessitam de adubo, algo que tem gerado bons resultados. A gestão municipal tem ampliado, também, de acordo com Silva, o investimento à criação e ampliação de reservatórios de água no município e a disponibilização de maquinários para serviços dentro das propriedades onde a administração custeia metade do valor. Outros projetos também estão em desenvolvimento para gerar melhorias para os produtores seberienses. 

Confira o caderno completo pelo link clique aqui

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU