Publicidade
Agricultor e Motorista
Boa Vista das Missões: Ari Busanello é pioneiro na robotização do gado leiteiro na região
O sistema facilita o trabalho de manejo e aumenta a qualidade de vida e a produtividade dos animais
Por: Joana Kraemer
Publicado em: sexta, 29 de julho de 2022 às 13:36h
Atualizado em: sexta, 29 de julho de 2022 às 13:50h

O produtor rural de Boa Vista das Missões, Ari Busanello, trabalha com gado leiteiro há mais de 35 anos, e desde 2017 resolveu inovar na área. A principal motivação para empreender na área de robotização do gado leiteiro surgiu após um longo período de chuvas, que afetaram gravemente a produção de leite na sua propriedade. “Em 2017, o mês de maio registrou 20 dias de chuva, dos 31 dias do mês, e foi ali que eu pensei em parar. Eu já trabalhava com gado de leite desde 1981, e estava cansado”, conta. A parceria familiar sempre foi fundamental para o produtor, que alia seu trabalho com o de seus irmãos, Aldo Busanello e Almir Busanello, também na produção de grãos. 
Foi em 2017, que essa ideia inovadora e revolucionária começou a surgir na mente do produtor, com o objetivo de tirar os animais do campo, a robotização no manejo das vacas leiteiras se mostrava uma solução viável para a produção. “Construí o galpão com recursos próprios, mas faltou dinheiro para colocar uma sala de ordenha aqui perto. Posteriormente, consegui construir a sala de ordenha, depois de visitar alguns produtores que já tinham a ordenha robotizada”, detalha o produtor. 

Publicidade

Ordenha robotizada na prática
O sistema robotizado é comandado por um computador que controla o funcionamento do ambiente, como acender as luzes, ligar ventiladores, acionar a limpeza do piso e o manejo da ordenhadeira, e pode ser acessado remotamente. Assim que concluído o manejo, o leite é encaminhado ao tanque de resfriamento. Esta prática aumenta a produção do leite e reduz o gasto com alimento concentrado, direcionando e otimizando a oferta do concentrado de forma personalizada a cada animal. 

A evolução do agronegócio 
Com a implantação desse sistema tecnológico, o número médio de ordenhas/dia por vaca pode passar de dois, no sistema mecanizado, para três no robotizado, elevando entre 10% a 15% na captação. Além de melhorar a ordenha, o sistema mostra ao produtor quais animais estão no pico produtivo e qual está entrando em fase final de lactação, época de cio para realizar a inseminação, além de identificar problemas de saúde das vacas e a qualidade do leite.
O uso da robotização na produção de leite também permite que toda a movimentação das vacas seja acompanhada a distância. Com esse acompanhamento detalhado da rotina dos animais, o produtor consegue tomar as decisões de manejo de maneira mais eficiente e antecipada, além de promover maior longevidade às vacas por meio do bem-estar animal. De acordo com Marcos Busanello, filho de Ari Busanello na produção leiteira, o sistema faz uma média por sete dias, então é possível identificar o problema em um dia específico, podendo suavizar os danos na produção. A tecnologia também auxilia na identificação de problemas crônicos, observando a sequência e mostrando o que fazer.

Trabalho em família 
A união da família sempre foi o ponto fundamental da produção leiteira, por isso, desde fevereiro de 2021, Marcos Busanello aliou seu trabalho de zootecnista na propriedade do pai, reforçando ainda mais os incentivos ao sistema robotizado. “Sempre estive envolvido com a produção, mesmo de longe. Quando não estava em casa, eu assessorava a distância, porque aqui conseguimos acessar remotamente o sistema, então sempre estive envolvido, auxiliando na tomada de decisão da propriedade”, destaca.
Marcos tem formação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Palmeira das Missões, além de mestrado na área de qualidade do leite e doutorado na área de crescimento animal, pela Universidade de São Paulo, local onde morou por sete anos e se especializou para auxiliar a família nos negócios. “Eu tenho formação na área, então, é fácil entender da parte aplicada desse sistema, tem todas as informações que precisa para a tomada de decisão, isso é o que esse sistema proporciona”, ressalta. 
O apoio do filho é fundamental para a constante evolução da produção. Ari destaca que a formação especializada de Marcos é fator diferenciado na modernização do sistema operacional, e sem esse apoio seria mais difícil chegar aos bons resultados da bacia leiteira. “Se eu não tivesse colocado isso aqui, ele provavelmente estaria dando aula em alguma universidade, trabalhando em algum laboratório de pesquisa e longe de casa”, explica Ari.

Administração municipal apoia iniciativas no campo
A Administração de Boa Vista das Missões vem realizando diversas melhorias em prol dos agricultores do município. “Durante a nossa gestão, está sendo feito e planejado diversos investimentos neste setor. Em momentos de dificuldades, como na estiagem, conseguimos prestar apoio aos nossos produtores rurais”, disse o prefeito Rudilberto Soares Landesfeldt.
De acordo com o secretário de Agricultura, a administração auxilia os agricultores com o programa Troca-Troca de Sementes, com subsídio de 50% de abate, além do apoio na realização dos trabalhos do campo, viabilizando um melhor atendimento aos produtores de Boa Vista das Missões.
– Em nome da administração municipal, gostaria de parabenizar aos colonos e motoristas de Boa Vista das Missões e de toda a região. Eles fazem parte do setor mais importante para toda a nossa comunidade e merecem o apoio e investimento que estamos realizando – diz Landesfeldt.

Confira o caderno completo pelo link clique aqui

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU