Publicidade
Agricultor e Motorista
“Aqui sabemos que o que fazemos contribuiu para o município de Pinhal crescer”
Por: Wagner Stan
Publicado em: quinta, 28 de julho de 2022 às 16:47h
Atualizado em: quinta, 28 de julho de 2022 às 16:56h

Com 36 anos, Regis Novello hoje lidera a propriedade da família na produção de suínos. Há nove anos, ele retornou a Pinhal com o intuito de ajudar seus pais na terra da família. Em seu período fora do município, formou-se em Educação Física pela Unijuí, trabalhou por 10 anos no ramo de pintura, foi proprietário de uma farmácia, mas acabou retornando ao negócio da família. 
Na propriedade moram com Regis a sua esposa, Paola Novaes Novello, e a filha do casal, Manuela, de cinco anos, além dos pais de Regis. Atualmente, a atividade principal é a suinocultura, com cerca de 4,2 mil leitões. Ainda, a propriedade conta com a produção de gado de corte. 
De acordo com Novello, a gestão contribuiu desde a instalação, com terraplanagens e lona, e manutenção da propriedade. Segundo o produtor, o ramo da suinocultura do município tende a crescer cada vez mais, devido ao incentivo, e também por a região ser favorável à produção. “Assim como o lema (do município) diz, ‘orgulho de viver aqui’, Pinhal é uma cidade diferenciada da região. Nós que trabalhamos aqui sabemos que o que fazemos contribuiu para o município crescer e, certamente, valorizam o nosso trabalho”, destaca Novello. 

Publicidade

Sucessão familiar no Alto Paraíso
Em Pinhal também se encontra a família Ramos. Rafael Ramos hoje assume o protagonismo na produção familiar, mas destaca o sacrifício e investimento feito pelos pais no passado, que resultou no empreendimento que hoje lidera. 
De acordo com Ramos, a família sempre morou no distrito Alto Paraíso, mas seus pais se mudaram para Gravataí para trabalhar. Ao conseguirem reservar dinheiro, retornaram a Pinhal com o intuito de firmar suas raízes e iniciar a produção da família. Rafael retornou junto aos pais quando tinha 14 anos e começaram a construir o legado da família. Isso aqui (a propriedade), se não fosse o pai e a mãe terem dado o pontapé inicial lá atrás e estarem trabalhando até hoje, não teria nada. Porque eu começar do zero assim, não conseguiria!”, diz.
Tudo iniciou com quatro vacas de leite e oito hectares de terra. Hoje, a família conta com 42 hectares de terra, duas pocilgas de criação de suínos, projeto em parceria com a Acadrolli Suinocultura de Rodeio Bonito, e cerca de 50 cabeças de gado de leite. A família planeja, em breve, migrar para a produção de gado de corte. 

Migrando para o gado de corte
A família Ramos iniciou suas atividades com a produção de gado de leite, mas, atualmente, tem trabalhado na migração para a produção de gado de corte. Entre os motivos apresentados pelo produtor estão as dificuldades que foram enfrentadas no passado e, também, a vontade de reservar um tempo maior para estar em família. Ramos ainda destaca o papel importante que o gado leiteiro teve no desenvolvimento de sua propriedade, mas que hoje irão deter seus investimentos no ramo da suinocultura e da produção de gado de corte. A automatização do serviço dos galpões de suínos também contribui para um maior investimento nessa área, destaca Novello. Algo que também é importante para o crescimento do setor foi o apoio da gestão municipal. De acordo com Rafael, a administração contribuiu desde o início da produção e continua ajudando, seja com horas-máquinas, limpezas, entre outras atividades. 

Investimentos no setor primário 
De acordo com o prefeito de Pinhal, Luiz Carlos Pinto Ribeiro, e o vice-prefeito, Claudiomiro Antônio Pelisari, a administração tem realizado muitos investimentos no setor primário do município, desde a área de grãos, suinocultura, produção de leite, avicultura e demais atividades realizadas na cidade. Os gestores destacam o trabalho prestado aos produtores durante as estiagens que assolaram a região, disponibilizando água e a abertura de novos açudes. Além disso, a gestão pública tem trabalhado fortemente na melhoria de acessos e estradas do município, assim como destinando recursos e investimentos para a patrulha agrícola destinada às famílias do meio rural, proporcionando melhor qualidade de vida a elas. 
Ribeiro e Pelisari parabenizam também todos os colonos e motoristas, e reconhecem o importante papel destas categorias no desenvolvimento do município. “A Administração de Pinhal tem feito a sua parte e sempre fará um esforço muito grande para atender a todas as demandas do agro, sendo esta, com certeza, uma das principais prioridades”, destacam os gestores. 

Confira o caderno completo pelo link https://issuu.com/jornaloaltouruguai1/docs/agricultor_e_motorista_23-07-22

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU