Publicidade
Saúde
Anvisa cria Comitê Técnico de Emergência sobre a varíola dos macacos
Grupo prevê a atuação de profissionais de saúde, comunidade científica e áreas afins no desenvolvimento de vacinas e medicamentos
Por: Redação
Publicado em: quinta, 28 de julho de 2022 às 11:55h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira, 27, a criação de um Comitê Técnico da Emergência Monkeypox (varíola dos macacos) para que profissionais das áreas da saúde e pesquisa trabalhem em conjunto para reunir experiências a fim de contribuir no desenvolvimento de ações que envolvam pesquisas clínicas e autorização de medicamentos e vacinas para o vírus. 
Dentre os profissionais estão equipes de técnicas de pesquisa clínica, de registro, de boas práticas de fabricação, de farmacovigilância e de terapias avançadas inclusive com os profissionais de saúde e a comunidade científica.  
– A equipe técnica atuará com orientações sobre protocolos de ensaios clínicos e discutindo com os desenvolvedores orientações sobre ensaios clínicos de medicamentos destinados a tratar, prevenir ou diagnosticar a doença causadora da emergência de saúde pública. O objetivo dessas orientações para desenvolvedores, incluindo acadêmicos, é permitir a rápida aprovação e condução de testes bem projetados, para que possam fornecer dados robustos necessários para a tomada de decisões e evitar a duplicação de investigações – informou a Anvisa.
Ainda nos últimos dias, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a varíola dos macacos como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. 
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU