Publicidade
Alerta
"Golpe do Motoboy": novas tentativas são registradas na região
Golpistas se passam por funcionários de bancos e informam para a vítima que o cartão foi clonado
Por: Redação
Publicado em: quinta, 28 de julho de 2022 às 09:14h
Atualizado em: quinta, 28 de julho de 2022 às 09:25h

Novas tentativas do "Golpe do Motoboy" vêm sendo registradas na região. Seguindo algumas dicas simples, o golpe pode ser evitado
Conforme o delegado da Polícia Civil de Frederico Westphalen, Jacson Oiliam Boni, informou em reportagem do AU do ano passado, o golpe se caracteriza da seguinte maneira: o criminoso liga para a vítima e diz ser funcionário de um banco ou de alguma bandeira de cartão. Após se identificar, o criminoso informa para a vítima que o seu cartão foi clonado e começa a citar compras aleatórias que teriam sido feitas com o cartão. Ao negar que essas compras tenham sido feitas, o criminoso avisa para o alvo que precisa de informações do cartão. Em algumas situações, até a senha é solicitada pelos golpistas. 
Depois de pegar essas informações, o criminoso pede para que o cartão seja cortado ou quebrado. Ao pedir isso, os criminosos vão conseguindo ganhar a confiança da vítima. Por fim, o estelionatário comunica que um motoboy do banco ou da bandeira do cartão passará na casa da vítima para pegar o cartão sob a alegação de levá-lo ao banco para bloqueá-lo. 
– No entanto, mesmo que o cartão esteja cortado, somente com as informações que foram solicitadas via telefone, o estelionatário já consegue realizar compras on-line. Agora, se a vítima forneceu a senha e se o chip do cartão esteja intacto, os criminosos conseguem até passar nas maquinhas de cartão ou sacar valores em bancos e assim por diante – complementou o delegado. 

Publicidade

Dicas para não cair no golpe
Diante dessa realidade, a orientação da autoridade policial é nunca passar informações ou senhas por telefone e nem entregar o cartão para estranhos, mesmo que cortado. “Quando receber uma ligação dessas, a vítima precisa manter a calma, agradecer a ligação, desligar e depois de algum tempo entrar em contato com os canais oficiais dos bancos. Nunca ligar para um número que possa ter sido passado por telefone, procure nos sites, lista telefônica ou outra forma de contato oficial das instituições para confirmar a veracidade ou não das informações”, orientou Boni. 
Em caso de eventualmente alguém acabar caindo no golpe, o delegado concluiu pedindo que seja efetuado o registro na Polícia Civil. O boletim de ocorrência pode ser efetuado on-line. Também, Boni pede que se alguém tiver informações a respeito dos estelionatários, pode repassar para o disk denúncia da PC frederiquense, por meio do telefone (55) 9.8452-0184. 
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai.
Vitrine do AU