Publicidade
Agricultor e Motorista
Três gerações somam forças no meio rural em Iraí
Por: Thaane Otero
Publicado em: quarta, 27 de julho de 2022 às 17:29h
Atualizado em: quinta, 28 de julho de 2022 às 09:05h

Realização. Esse é o sentimento do agricultor Arno Osvaldo Rojhan, que foi morar na linha Paredão, no interior de Iraí, a 17 quilômetros da cidade, no ano de 1983, com sua esposa, Terezinha Rojhan, e seu filho, Adriano Rojhan, que na época tinha apenas um ano. O motivo do sentimento descrito pelo agricultor é seu filho, que hoje está com 40 anos, seguir os seus passos e, mais ainda, pelo neto, Vinícius Rojhan, de 12 anos, já ter o desejo de continuar com os trabalhos realizados na propriedade. “Eu fico realizado de ver meu filho e meu neto cuidando do que criamos, sempre pensamos na família em primeiro lugar. A gente sempre produziu para vender, mas nosso foco, primeiro, era alimentar nossa família”, comenta o proprietário.
Com a produção de milho, gado leiteiro, gado de corte e fruticultura, em 2019 a família pensou em aumentar os negócios colocando uma pocilga na propriedade. De acordo com Arno, com a assistência técnica e extensão rural, a família vem aperfeiçoando os processos produtivos da suinocultura. Os resultados já despertaram, na família, o interesse em crescer no negócio. “Assim como meu pai investiu e batalhou para que a gente pudesse crescer, quero fazer o mesmo para o meu filho”, comenta Adriano.
De pai para filho
Nascido em 1982, Adriano cresceu ajudando seu pai na lavoura. Com oito anos, auxiliava no fumo e gado de leite. Com o passar dos anos, e incentivo da Administração de Iraí, o filho de Aldo começou a investir na propriedade. “Foi a partir desta administração que conseguimos dar um passo maior. Hoje, tudo o que pedimos ao prefeito é realizado”, diz Adriano.
A terceira geração de agricultor da família é Vinícius, filho de Adriano e Joelma Paula Rojhan, que está no 7º ano do ensino fundamental. Com apenas 12 anos, o neto de Ardo já demonstra seu interesse em permanecer na propriedade. Os desejos dos pais de Vinícius, é que o filho termine o ensino fundamental, médio e que faça uma especialização que contribuirá ainda mais no crescimento da propriedade.

Publicidade

Administração apoia a expansão no meio rural
A Administração de Iraí, junto com a Secretaria da Agricultura, vem incentivando seus produtores que pensam em ficar no município, visando à sucessão familiar, exemplos como o da expansão da suinocultura, onde é realizado todo o processo de terraplanagem para a construção dos galpões, sem custo para o produtor. Mas não só na suinocultura, também foi disponibilizado para os produtores de leite, que tiveram a iniciativa de introduzir os primeiros Compost Barns nos últimos anos, um incentivo no melhoramento genético no rebanho, com aquisição de 1.250 doses de sêmen de alta genética, sendo destas 200 doses de sêmen sexado, para um apuramento genético em curto prazo.
Também foi realizada a terraplanagem para construção dos galpões e para benefícios do setor de avicultura, para introduzir o primeiro aviário com ambiente controlado para 90 mil aves. Já no que diz respeito às agroindústrias de Iraí, o município conta com o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que faz o credenciado junto ao Susaf para que o produtor iraiense possa alcançar o comércio em todo o território estadual.
Na parte da infraestrutura, o Executivo vem melhorando cada vez mais para o bem-estar dos produtores, por meio da construção e melhoramentos das redes de água, além de um programa para implantação de cisternas.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU