Publicidade
Panorama Político
Evento da Amzop reúne representantes de toda a região
Encontro teve como tema a aplicação do Piso Nacional do Magistério e ajustes na legislação municipal
Por: Wagner Stan
Publicado em: terça, 26 de julho de 2022 às 17:27h
Atualizado em: terça, 26 de julho de 2022 às 17:29h

Com representantes de toda a região aconteceu nesta terça-feira, 26, em Seberi, o evento realizado pela Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop) sobre a aplicação do Piso Nacional do Magistério e os ajustes necessários nas legislações municipais. O encontro contou com a presença de prefeitos, vices, assessores jurídicos, secretários e vereadores.
O encontro teve início com a fala do prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, e, após, do vice-presidente da Amzop e prefeito de Nova Boa Vista, Daniel Thalheimer, que destacou a importância do setor da educação no desenvolvimento dos municípios e o cuidado que a gestão municipal deve ter e investir nessa área. Acerca do tema proposto para o evento, o gestor afirmou também que as gestões municipais não são contrárias aos reajustes nos valores pagos aos magistérios, mas deseja que a administração federal dê ferramentas e subsídios necessários para que esse processo seja realizado da melhor forma. 
O atual presidente da Amzop e prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, não pôde se fazer presença na reunião, pois está em Brasília cumprindo agenda.
O evento também contou a participação do fundador e diretor da Consultoria de Direito Público (CDP), o advogado Gladimir Chiele. Na ocasião, ele contextualizou sobre o tema, desde a criação do Piso do Magistério, em 2008, e seus desdobramentos até este ano, em que foi apresentado pelo governo um aumento de 33% no seu valor, incremento que impacta diretamente as administrações municipais. 
A fim de levar conhecimento para os mais de 120 participantes do evento, o advogado ainda apresentou soluções que podem ser desenvolvidas nas legislações municipais, que possam, além de valorizar os profissionais da educação, fazer com que o município não tenha problemas jurídicos, financeiros e administrativos. Ao fim de sua fala, Chiele ainda apresentou um panorama sobre as movimentações que acontecem no Estado acerca da privatização da Corsan. 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU