Publicidade
Agricultor e Motorista
Investimento e melhorias contribuem para a expansão rural em Erval Seco
Melhorar a vida dos colonos e motoristas é foco da gestão
Por: Thaane Otero
Publicado em: terça, 26 de julho de 2022 às 11:29h
Atualizado em: terça, 26 de julho de 2022 às 11:35h

No município de Erval Seco, vive o casal Neri Rudi Müller e sua esposa, Lisiani Neumann Müller. Os agricultores, que são naturais do município, iniciaram a sua trajetória produzindo grãos para venda e suínos e aves para o consumo próprio.
Localizada a quatro quilômetros da cidade, a propriedade do casal passou por algumas mudanças durante os últimos anos, para poder instalar seu novo investimento. Em 2006, Neri decidiu dar mais um passo para aumentar os seus negócios, foi então que escolheu trabalhar com o gado de leite. “Hoje, nosso foco é a bacia leiteira, incluindo vacas, novilhas e terneiras, temos 210 cabeças de gado”, relata.
Na propriedade, foi instalado o sistema Compost Barn, que visa reduzir custos de implantação e manutenção, melhorar os índices produtivos e sanitários do rebanho e possibilitar o uso correto dos dejetos orgânicos. Além disso, o sistema garante aos animais um melhor conforto e um local seco para ficarem durante o período de chuvas.
Como o trabalho na propriedade requer atenção e cuidado, o casal conta com o apoio de cinco funcionários. “A gente trabalha com grãos e gado de leite, para manter tudo em ordem, contamos com a ajuda dos nossos funcionários. Eles são o nosso braço direito. Somos gratos por ter bons funcionários que nos auxiliam em todas as atividades”, diz o agricultor.
Sempre trabalhando na agricultura, quando mais novo, Neri auxiliava seu pai Raimundo Müller na lavoura. “Antigamente, a gente plantava soja, milho e trigo. Não que tenhamos parado, mas hoje em dia o milho é utilizado para a silagem”, completa Neri. Neste ano, o agricultor e sua esposa foram mais uma família rural que sofreu com a estiagem. “Não estávamos preparados para a estiagem, acabamos tendo diversos prejuízos, principalmente na qualidade da silagem, que refletiu na produção do leite”, diz o agricultor.
Mas os momentos de dificuldade não fizeram o casal desistir. Trabalhando com o gado de leite há seis anos, eles tiveram que se adaptar, além de contar com o apoio da Administração de Erval Seco para realizar a terraplanagem para a construção do composto, como também na abertura de trincheiras para o armazenamento de silagem.

Publicidade

Melhorar a vida dos colonos e motoristas é foco da gestão
Em Erval Seco, os agricultores e motoristas são duas categorias que vêm se desenvolvendo e cada vez mais ganhando destaque. Com incentivos da administração, diversos agricultores e motoristas conseguiram ampliar seus negócios.
Para lembrar a data, o prefeito Leonir Koche, em nome da administração municipal, destacou o trabalho do setor primário e agradeceu a todos os produtores rurais e motoristas que confiam na gestão. “Queremos deixar registrada essa homenagem aos colonos e motoristas de Erval Seco. Esse setor é muito importante para a cidade, principalmente, para a economia do nosso município. Nós temos o maior respeito e o maior carinho a cada produtor e motorista que aqui vive”, disse Koche.
– Sabemos que a classe dos motoristas sofre com as estradas, com o aumento do combustível. Essas são algumas coisas que desmotivam o setor a seguir no seu trabalho, por isso, a Administração de Erval Seco está investindo e realizando melhorias para benefício desse setor – complementa o prefeito.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU