Publicidade
Agricultor e Motorista
Sucessão familiar em Cristal do Sul: conhecimento e amor pela atividade
Por: Wagner Stan
Publicado em: segunda, 25 de julho de 2022 às 13:58h
Atualizado em: segunda, 25 de julho de 2022 às 15:47h

Da cultura de grãos para o trabalho de garimpo, passando pela produção de gado de corte, piscicultura e suinocultura. Todas essas atividades fazem parte da trajetória de Ênio da Silva, morador de Cristal do Sul, município onde constituiu sua família. É casado com Marilene Ritterbuch da Silva, a qual conheceu na própria comunidade em que viviam. Os filhos Letícia e Fabrício e a esposa Marilene ajudam a cuidar e gerenciar a propriedade, que atualmente conta com 47 hectares. 
Pensando em dar continuidade ao legado da família, Fabrício estuda na Casa Familiar Rural, em Frederico Westphalen, e consegue aplicar na propriedade os conhecimentos adquiridos nas atividades de sala de aula. Já Letícia, a filha mais velha, cursa Administração na Universidade Regional Integrada de Frederico Westphalen (URI/FW) e leva as experiências do trabalho desenvolvido na propriedade para o ambiente acadêmico. 
Os filhos de Ênio e Marilene têm o desejo de permanecer na propriedade e dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos pais, e destacam a grande experiência aprendida dia após dia com eles, o que contribuirá no desenvolvimento do empreendimento.

Publicidade


Suinocultura forte
Embora a propriedade conte com uma grande diversidade de culturas, o carro-chefe é a suinocultura, que conta com a parceria da Acadrolli Suinocultura, de Rodeio Bonito. Além disso, a atividade tem contribuído no crescimento da propriedade e na redução de custos na produção de gado, ao fornecer dejetos para adubagem. São cerca de 2.260 suínos e 80 cabeças de gado de corte. 
De acordo com o produtor, a administração pública contribuiu nos primeiros passos de desenvolvimento da propriedade, destacou também a ajuda da cooperativa Sicredi no financiamento. Além da esposa e filhos, Ênio conta com a ajuda de um irmão nas atividades. Além disso, a família conta com a parceria do Senai, que uma vez por mês disponibiliza uma visita a fim de levar conhecimento na área produtiva. 
Ênio acredita que a suinocultura tem força para crescer ainda mais no município, e para isso, além do trabalho e dedicação dos produtores, é preciso a ajuda e incentivo da gestão pública ao disponibilizar estradas e acessos de qualidade para que as empresas possam chegar às propriedades com facilidade.

Família Kolwoski
Outra propriedade que tem se destacado na sucessão familiar é a do produtor Eliseu Luiz Kolwoski. Com o início difícil, a família adquiriu a propriedade e, após, teve de alugar 10 cabeças de vaca para produzir. Deste trato, a família ficava com apenas 20% do lucro. Com a vontade de crescer, Kolwoski procurou o Sicredi para financiar a compra de novas cabeças e, após um ano, a propriedade começou a dar bons resultados. Na família, os irmãos Emerson e Diovana têm investido em conhecimento para dar seguimento ao trabalho da família. Emerson é formado em Tecnologia em Agropecuária e está cursando a graduação de Agronomia. Diovana estuda na Casa Familiar Rural e procura levar os ensinamentos de lá para a sua atividade na propriedade. Diovana foi estimulada pelo irmão e hoje trabalham lado a lado em prol do crescimento do legado da família. 

Administração pública investe na qualidade de vida do produtor
Segundo o prefeito de Cristal do Sul, Otelmo Reis da Silva, a administração pública tem trabalhado fortemente para que os produtores rurais possam ter uma melhor qualidade de vida, melhores condições para produzir e que possam, também, manter sua família e funcionários no ambiente rural. Dentre as atividades que vêm sendo desenvolvidas está a disponibilização de patrulhas agrícolas, que contribuem nas propriedades, a aquisição de maquinários que venham a ajudar na melhoria das estradas e acessos às propriedades, e disponibilização de terraplanagens. 
O gestor ainda destaca a presença de 60 pocilgas de suinocultura no município, um dos maiores números na região, que orgulha a administração. Na área de produção de grãos, são feitos incentivos, como a gratuidade de sementes de aveia e azevém para produtores que têm mais de 12 notas. Ademais, a gestão está trabalhando para que sejam conquistados mais projetos para o desenvolvimento do setor agrícola do município. 

Confira o caderno completo pelo link https://issuu.com/jornaloaltouruguai1/docs/agricultor_e_motorista_23-07-22

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU