Publicidade
Nem pelo ralo, nem pelo lixo
FW terá pontos para coleta de óleo de cozinha
Por: Cíntia Henker
Publicado em: terça, 12 de julho de 2022 às 15:56h
Atualizado em: terça, 12 de julho de 2022 às 16:17h

Um dos principais desafios dos municípios, atualmente, é aliar ações ambientais ao desenvolvimento acelerado dos mais variados setores. Visando inserir mais iniciativas sustentáveis em Frederico Westphalen, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SeMMa) tem realizado diversos projetos, entre eles o “Nem pelo ralo, nem pelo lixo”, que tem como intuito promover a destinação correta do óleo de cozinha utilizado. 
De acordo com a chefe do setor de reciclagem e destinação de resíduos sólidos de FW, Thaís Prestes Stein, o município já havia realizado outro projeto semelhante, no entanto, a adesão da comunidade não foi suficiente. Por isso, o foco da ação é a educação ambiental, por meio de palestras para crianças e adolescentes nas escolas da rede estadual e municipal. “As nossas conversas nas instituições de ensino iniciaram na Semana do Meio Ambiente, em junho. Nosso intuito é visitar todas as escolas de FW até o fim de agosto”, explica Thais. 
Após a realização de todas as palestras, serão instalados pontos de coleta de óleo de cozinha em algumas instituições de ensino do município. Este material será comercializado pela administração, que firmou parceria com uma empresa. Já o valor arrecadado, será destinado às escolas, para que realizem seus projetos. “É necessário descartar este resíduo em garrafa pet, para acondicionar bem e não vazar o material. As escolas que terão os pontos receberão um valor por litro do material arrecado. O recolhimento acontecerá a cada 30 ou 40 dias”, ressalta Thaís. 
Para o secretário da pasta, Ricardo Giovenardi, ações como esta tem impacto muito positivo em toda a comunidade. “Eu também sou professor e, na minha visão, as mudanças dentro de uma sociedade acontecem por meio da educação, que é a base de tudo. A nossa administração municipal tem uma visão muito empreendedora, mas sempre com uma preocupação grande em relação ao desenvolvimento sustentável e em todas as causas ambientais. Contamos com uma equipe muito qualificada”, frisa. 
Os pontos serão instalados em escolas municipais e estaduais do Centro, para que toda a comunidade possa levar o seu resíduo. Os representantes da Secretaria também ressaltam que as escolas interessadas em aderir ao projeto e receber a visita dos técnicos da SeMMA podem entrar em contato pelo 3744-5050. 

Publicidade

Escolas que terão pontos de coleta

Escola Estadual Sepé Tiaraju
Escola Estadual Santo Inácio 
Escola Estadual Afonso Pena
Escola Estadual Verginio Cerutti (Ciep)
Escola Estadual Cardeal Roncalli
Escola Estadual Edegar Marques de Mattos
Escola Estadual José Cañellas
Escola Municipal Irmã Odila Lehnen
Escola Municipal Giusto Damo
Escola Municipal Duque de Caxias
Escola Municipal Maria Falcon
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU