Publicidade
Visitas técnicas
Emater/RS-Ascar programa ações com famílias quilombolas na região Norte do Estado
No município de Rodeio Bonito, duas comunidades quilombolas foram visitadas, sendo que uma destas está aspirando e trabalhando para conseguir a certificação
Por: Thaane Otero
Publicado em: segunda, 06 de junho de 2022 às 10:57h
Atualizado em: segunda, 06 de junho de 2022 às 11:03h

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, atua com comunidades e famílias remanescentes de quilombos em todo o Estado do Rio Grande do Sul, assessorando na garantia de seus direitos, desenvolvendo ações de cunho técnico, produtivo e socioassistencial; media o acesso às políticas públicas (programas, projetos, ações) direcionadas ao desenvolvimento rural, prestando-lhes assistência técnica. Para nivelar uma estratégia de trabalho com famílias quilombolas que vivem em municípios da região Norte do Estado, dois encontros foram realizados nos dias 3 e 4 de junho, com comunidades quilombolas dos municípios de Sarandi e Rodeio Bonito.
A coordenadora estadual da Emater/RS-Ascar da área de Aters Comunidades Remanescentes de Quilombolas, Regina Miranda, visitou a região e as famílias quilombolas, acompanhada da coordenadora regional, Marlete Peroza Piaia, e das equipes municipais da Emater/RS-Ascar. “Realizamos esses encontros para traçar uma estratégia com as famílias quilombolas e dar seguimento ao trabalho que já viemos realizando nessas comunidades. Da mesma forma, nossa proposta é fazer articulação com os gestores locais para desenvolver ações de atenção às famílias quilombolas”, enfatizou Regina.
Em Sarandi, o grupo de extensionistas da Emater/RS-Ascar visitou a comunidade quilombola da Linha Beira Campo, reunindo-se com a liderança da comunidade e representantes das famílias. “Na ocasião, conversamos sobre as adversidades que eles enfrentam, a possibilidade de acesso a políticas públicas, traçando um plano de trabalho de Aters para desenvolver ações e aplicar melhor os recursos na comunidade”, comentou a coordenadora estadual.
O trabalho da Emater/RS-Ascar junto às comunidades remanescentes de quilombolas é realizado de forma planejada, gratuita e continuada, buscando contribuir para a identificação de pessoas e famílias sem documentos através de mutirões sociais de documentação civil e da busca ativa para o encaminhamento aos respectivos órgãos. Colabora também na elaboração de projetos para promoção do fortalecimento social e econômico das comunidades quilombolas, executando políticas públicas de combate à pobreza com famílias das comunidades, prestando assistência técnica para produção de autossustento, desenvolvendo ações de apoio à comercialização de alimentos. Além disso, promove e aproxima oportunidades educativas e de formação para o aperfeiçoamento de suas capacidades. Também elabora diagnósticos de comunidades para nortear a adequação das políticas públicas e apoia na formulação da documentação necessária para a certificação de comunidades quilombolas.
No município de Rodeio Bonito, duas comunidades quilombolas foram visitadas pela Emater/RS-Ascar, sendo que uma destas está aspirando e trabalhando para conseguir a certificação. Durante o encontro, os extensionistas explicaram para os membros da comunidade o que envolve esse processo.
Ainda em Rodeio Bonito, a Emater/RS-Ascar esteve reunida com as famílias quilombolas da Comunidade do Bino, para iniciar um planejamento rural participativo, contando com a presença das lideranças locais e entidades que possam contribuir com esse trabalho. “Nossa intenção foi reunir atores que convirjam apoio às comunidades, trazendo parceiros que possam aportar recursos e desenvolver ações com essas famílias”, acrescentou Regina.
A Emater/RS-Ascar trabalha ações de Aters com todas as comunidades quilombolas certificadas do RS, buscando fortalecer vínculos com as associações e lideranças, estando presente e junto às comunidades através de ações concretas que beneficiem essas famílias.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU