Publicidade
Previdência
Prova de vida para inativos e pensionistas segue suspensa até 30 de junho
Por: Cíntia Henker
Publicado em: sexta, 03 de junho de 2022 às 11:45h

Os pensionistas, aposentados e militares inativos do Estado seguirão dispensados da prova de vida até 30 de junho de 2022, sem prejuízo dos seus benefícios.
A realização de prova de vida para os pensionistas e inativos vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Rio Grande do Sul (RPPS/RS) já estava suspensa desde 2020 e foi novamente prorrogada até 30 de junho de 2022, conforme alteração prevista na Instrução Normativa IPE Prev 7/22, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta-feira, 1º de junho.
Durante o período de suspensão, diversos órgãos trabalharam em novas soluções para facilitar o processo, entre elas a opção de realizar a prova de vida por meio de reconhecimento facial através do app Servidor RS. O desenvolvimento da ferramenta envolveu Procergs, IPE Prev, secretarias da Fazenda e de Planejamento, Governança e Gestão.
A ferramenta foi disponibilizada em janeiro inicialmente apenas para aparelhos com sistema operacional Android e para pensionistas que quisessem testar essa nova modalidade. Cerca de 500 pensionistas utilizaram-na.
Informações sobre o retorno da obrigatoriedade da prova de vida e da disponibilidade da ferramenta no sistema operacional iOS serão divulgadas até 30 de junho.
 

Publicidade
Fonte: Governo do Rio Grande do Sul
Vitrine do AU