Publicidade
Cerro Grande
Conselhos da Creluz visitam usina Cerro do Sol
Por: Suseli Cristo
Publicado em: sexta, 27 de maio de 2022 às 10:16h

Os Conselhos de Administração e Fiscal da Creluz estiveram em visita ao complexo de geração solar da cooperativa, a Usina Cerro do Sol, localizada na cidade de Cerro Grande, na tarde de terça-feira, 24. In loco, os membros do conselho puderam conferir os avanços das obras que já estão em estágio final.
A usina é a maior do Rio Grande do Sul na atualidade com uma capacidade de geração de seis milhões de kw/hora ao ano, carga suficiente para abastecer mais de cinco mil residências urbanas em média. No total, o complexo possui 5.670 painéis solares bifaciais e mono cristalinos, com 2 transformadores e 30 inversores.
A Usina Cerro do Sol é o maior investimento da história no Município de Cerro Grande, e um dos maiores da região Norte do Estado, com a aplicação de R$ 15 milhões, já em fase de geração de energia para o mercado nacional, conforme despacho Nº 1.104, de 28 de abril de 2022 expedido pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O complexo Cerro do Sol será totalmente comandado, monitorado e operado a distância, por meio de telecomando, sendo controlado pelo Centro de Operação da Cooperativa. As dimensões da Usina impressionaram os conselheiros que destacaram a importância de mais este investimento que está sendo entregue pela Creluz para a região.
O presidente da Creluz, Elemar Battisti, acompanhou a visita dos conselhos salientando a importância de os integrantes do órgão visitar a obra conhecer o local e ver de perto todo o trabalho que foi desenvolvido, desde a preparação da área até os detalhes finais agora na fase de acabamento da obra. “Esta é a décima segunda planta de geração que estamos entregando ao nosso quadro social e confirmando os estudos e levantamentos que foram feitos, este complexo apresenta uma capacidade técnica extraordinária, sendo muito importante para a cooperativa e consequentemente para os associados e a região”, resume Battisti.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU