Publicidade
Esporte
Categorias sub-13 e sub-15 do União-FW envolvem 60 atletas semanalmente em FW
Base disputa mais uma edição do Estadual Noligafi
Por: Redação
Publicado em: segunda, 23 de maio de 2022 às 17:06h

O segundo ano do projeto “Base União Frederiquense” nas categorias sub-13 e sub-15 segue em execução em 2022. São 60 atletas envolvidos nos treinamentos nas dependências da Arena União-FW. O propósito do projeto consiste em proporcionar aos atendidos a vivencia no meio esportivo em ambiente profissional, com estrutura e profissionais qualificados. 

Publicidade

Em execução desde 11 de fevereiro de 2022, a campanha se estende até 31 de janeiro de 2023, período em que, além dos treinamentos semanais, os participantes contam com a possibilidade de disputar de competições de abrangência estadual. As equipes farão parte da competição estadual Noligafi. O treinador André Luiz Gubiani destaca a vivência no meio do futebol.

– As competições são importantes principalmente na formação do atleta. Passamos todo o treinamento e as questões a serem executadas no jogo. E na competição valendo os três pontos é passado todo o cenário de treinamento, imprevisibilidade do que o adversário vai propor, o que iremos fazer para supera-lo e toda a questão da competividade. E é importante destacar também, a questão social do atleta, como irá lidar com uma possível derrota, com os próprios erros, com a cobrança da equipe da comissão e os próprios colegas de campo e também com a vitória – explica Gubiani.

Para viabilizar esta participação, o projeto disponibiliza, inclusive, transporte, alimentação para jogos fora de casa e segurança para partidas em casa. 
Para que ocorram todas as condições necessárias para a execução de todas as etapas do plano de trabalho, o projeto proporciona os seguintes profissionais: Responsável Técnico, Preparador de Goleiros, Nutricionista, Fisioterapeuta, Preparador Físico, Técnico sub-13, e Técnico sub-15. Também conta com assessoria de imprensa para divulgação de todas as etapas do projeto. Além disso, os atletas dispõem de materiais como 30 bolas de futebol de campo, fardamento de jogo e de treino.

Sobre a oportunidade de integrar as atividades do projeto, Vinicius de Matos, 14 anos, destaca suas impressões. “Para mim é uma honra estar participando desse clube e estar defendendo a camisa do União”, comentou. Quanto a suas projeções para o futuro, Vinicius ressalta. “Estou buscando meu sonho, para no futuro poder dar muita felicidade para meu pai, minha família”, finaliza.   

Semanalmente, os treinos são desenvolvidos na Arena do União Frederiquense, seguindo o cronograma estabelecido no plano de trabalho: Sub-13 - segunda-feira das 13h30min às 16 horas, quarta-feira 13h30min as 16 horas e sexta-feira 13h30min as 16 horas; Sub 15 - segunda-feira das 15h30min às 18 horas, quarta-feira 15h30min às 18 horas e sexta-feira 15h30min as 18 horas. Os treinos são divididos em uma hora de treinamento e uma hora de preparação física por dia. 


O projeto “Base União Frederiquense – Ano 2 (Sub 13 e Sub 15)” é uma realização do União Frederiquense de Futebol. Conta com o Financiamento da Lei de Incentivo ao Esporte, Pró-Esporte RS, da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem o patrocínio de Barril Ferro e Aço, Tchê Turbo Telecom, Cotrifred, Frangos Piovesan, Difremel, Planta Sul, Eixo Sul e Rações Rice Cerealista.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações de Cufa/FW e UFF.
Vitrine do AU