Publicidade
Emater/RS-Ascar
Caiçara: Produtos Coloniais Engel recebe certificado de inclusão no Peaf
Solenidade aconteceu nesta terça-feira, 17, reunindo familiares, lideranças e autoridades
Por: Suseli Cristo
Publicado em: quarta, 18 de maio de 2022 às 08:33h
Atualizado em: quarta, 18 de maio de 2022 às 08:40h

A família Engel, que reside no interior do município de Caiçara, após anos de trabalho no setor de panificados, buscou a legalização de sua agroindústria, para impulsionar o seu negócio, conquistar novos mercados e expandir o empreendimento. A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), auxiliou e orientou a família no processo.
A Agroindústria Engel foi um dos empreendimentos participantes do projeto regional Juntos Pelas Agroindústrias, uma ação da Emater/RS-Ascar e Sicredi, que tem como objetivo qualificar o trabalho realizado pelas famílias que apostam no setor da agroindustrialização, transformando os produtos in natura em alimentos processados, agregando valor, renda e gerando qualidade de vida no meio rural.
Nesta terça-feira, 17, a agroindústria recebeu o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), durante um ato que reuniu familiares, lideranças e autoridades do município de Caiçara. Estiveram presentes, o prefeito Daniel Coelho dos Santos, o vice-prefeito Dirceu Stefanello, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ibanes Roggia, representantes de instituições financeiras e demais lideranças locais.
 O que é o Peaf?
O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), criado pelo Decreto Estadual nº 49.341, de 5 de julho 2012, oportuniza linhas de crédito aos agricultores familiares com juros mais baixos por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper); amplia a participação dos agricultores familiares aos mercados institucionais, tais como PAA e PNAE; oferece serviços de orientação para regularização sanitária e ambiental; presta suporte técnico para elaboração de rótulos em conformidade com a legislação sanitária vigente, entre outros; disponibiliza espaços de comercialização mediante apoio à estruturação de feiras com expressão regional e estadual voltadas ao público legalizado junto ao Peaf. Além disso, o Peaf estimula a organização dos agricultores familiares em estruturas associativas e cooperativas.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU