Publicidade
Esporte
Projeto “Base União-FW - Ano 2” movimenta atletas semanalmente em FW
Por: Redação
Publicado em: segunda, 16 de maio de 2022 às 16:00h

Está em andamento o projeto “Base União Frederiquense - Ano 2”, a proposta que atende 30 atletas, na categoria sub 19, com treinos de futebol, semanalmente, nas dependências da Arena do União. O objetivo da iniciativa consiste em proporcionar aos envolvidos vivências no esporte de alto rendimento, disponibilizando profissionais qualificados e materiais para compor a estrutura necessária para o bom andamento do projeto.  A proposta também foi desenvolvida nos anos de 2020 e 2021.

Publicidade

Em execução desde 11 de fevereiro de 2022, o projeto se estende até 31 de janeiro de 2023, período em que, além dos treinamentos semanais, os participantes contam com a possibilidade de participar de competições de renome estadual. Neste momento, a equipe disputa o Gauchão Sub-20, da Federação Gaúcha de Futebol, que e se encontra na quinta rodada da fase de grupos.

O Leão da Colina ocupa a quinta colocação do grupo A, dividindo espaços com equipes como o Três Passos, Ypiranga de Erechim, E.C Passo Fundo, Veranópolis, Juventude, Nova Prata, Garibaldi e Caxias. Conforme destaca o treinador Jailson Zatta, “nosso trabalho consiste em continuidade, estamos no segundo ano consecutivo de Pró-esporte e isso é um quesito muito importante, por que conseguimos colocar na vida desses meninos a continuidade da metodologia de um ano para o outro”, destaca.

– A competição é o que mede o trabalho, mede a evolução daquilo que é feito, como o atleta está assimilando tudo aquilo que é passado para ele, de maneira individual e coletiva, no aspecto disciplinar e cognitivo, capacidade de entendimento de treino e jogo, então a competição te dá esse parâmetro – destaca Zatta sobre o Gauchão Sub-20.

Para viabilizar esta participação, o projeto disponibiliza transporte e alimentação para jogos fora de casa, bem como segurança para partidas na Arena do União.   

Para que haja plenas condições de desenvolver todas as etapas do plano de trabalho, o projeto disponibiliza os seguintes profissionais: Preparador Físico, Preparador de goleiros, Nutricionista, Fisioterapeuta, Técnico e Captador de Recursos. Também dispõe de Assessoria de Imprensa para divulgação de todas as etapas. Além disso, os atletas também contam com materiais como: bolas de Futebol de campo, fardamento de jogo e treino, camisetas, bermudas e agasalhos de viagem.

Semanalmente os treinos são desenvolvidos na Arena do União Frederiquense, seguindo o cronograma estabelecido: Segunda-feira das 08h30min às 11h30min; terça-feira das 15 às 18 horas; quarta-feira das 08h30min às 11h30min; quinta-feira das 15 às 18 horas e sexta-feira das 08h30min às 11h30min.

Os treinos são divididos em duas horas de treinamento e uma hora de preparação física por dia. 

O projeto “Base União Frederiquense - Ano 2” é uma realização do União Frederiquense de Futebol. Conta com o financiamento da Lei de Incentivo ao Esporte, Pró-Esporte RS, da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem o patrocínio de Barril Ferro e Aço, Tchê Turbo Telecom, Cotrifred, Frangos Piovesan, Difremel, Planta Sul, Eixo Sul e Rações Rice Cerealista.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações de Cufa/FW e UFF.
Vitrine do AU