Publicidade
Saúde
Brasil idealiza zerar os casos de malária até 2035
A estratégia faz parte de um plano lançado pelo governo nesta quarta-feira, 11, que projeta a erradicação de incidências da doença no país
Por: Redação
Publicado em: quarta, 11 de maio de 2022 às 17:31h
Atualizado em: quarta, 11 de maio de 2022 às 17:36h

O Ministério da Saúde emitiu que tem a intenção de até 2035 zerar os casos de malária no Brasil. A estratégia faz parte do Plano de Eliminação da Malária no Brasil, lançado nesta quarta-feira, 11, em Brasília. A meta é chegar a 2025 com 68 mil casos. Em seguida, a ideia é registrar números abaixo dos 14 mil até 2030 e reduzir o número de óbitos a zero neste mesmo ano.  
Mesmo com os registros de casos de malária no Brasil em tendência de queda, os dados ainda preocupam as autoridades sanitárias. Segundo dados do ministério, em 2020 foram registrados 145 mil casos da doença em todo o país. Desse total, mais de 99% concentrados na região amazônica.
De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o Plano de enfrentamento terá quatro fases para a eliminação da doença. O plano tem ainda metas junto aos profissionais e gestores da saúde e à sociedade. O ministério pretende ampliar o Projeto Apoiadores Municipais para Prevenção, Controle e Eliminação da Malária, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso.
Outra ação é o apoio na construção dos planos estaduais e municipais de acordo com a realidade local de cada região, a partir da contração de consultores de eliminação.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações da Agência Brasil
Vitrine do AU