Publicidade
Articulações
Lideranças do PT se reúnem para alinhar pré-campanha no RS
Ex-presidente Lula, que endossou apoio a Edegar Pretto, quer vir ao Estado para conversar com lideranças e setores produtivos
Por: Nícolas Rahmeier
Publicado em: segunda, 02 de maio de 2022 às 09:49h
Atualizado em: segunda, 02 de maio de 2022 às 09:52h

Um encontro em Brasília reafirmou o apoio do ex-presidente da República Lula ao pré-candidato do PT ao Governo do Rio Grande do Sul, Edegar Pretto. A candidatura do gaúcho ao Piratini reforça um palanque enfático no RS para Lula no âmbito das eleições para a presidência. “Foi um grande momento. Com muito entusiasmo, conversamos sobre os nossos objetivos para o Rio Grande do Sul. Estamos trabalhando por uma ampla frente política, e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que se consolide ainda no primeiro turno. Frente não só de partidos, mas também de setores que acreditam que o nosso país pode ser bem diferente do que estamos vivendo”, destacou Edegar Pretto. 
No encontro também foi resgatada a caminhada de Pretto no partido, que em abril de 2021 iniciou os debates nas 28 regionais do RS e definiu o seu nome, por unanimidade, para representar o projeto petista na disputa ao governo gaúcho. Lula lembrou da amizade que sempre teve com o deputado Adão Pretto, pai de Edegar, falecido em 2009. 
Além de endossar a parceria com Pretto, Lula pediu para que o partido articulasse uma agenda em Porto Alegre para reunir-se com lideranças políticas e empresariais das mais diversas áreas.
O evento contou com a presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e do presidente estadual da sigla, deputado Paulo Pimenta. 

Publicidade

Articulações de alianças
Anunciado em setembro e confirmado na Conferência do PT em dezembro como pré-candidato, Edegar Pretto segue conversando com lideranças de partidos. Além do PCdoB e PV, que já integram a federação, as conversas ocorrem com PSOL, PSB, PDT e REDE, e com todas as siglas que já declararam apoio a Lula nacionalmente. Para construir essas alianças e o seu Programa de Governo, o pré-candidato também tem percorrido o estado em encontros com lideranças de diversos setores produtivos, se apresentando como um projeto alternativo para o governo gaúcho, com capacidade de diálogo.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações Ascom PT
Vitrine do AU