Publicidade
Região 
Capacitação do Terra Brasil é realizada para agricultores em Palmitinho
Além dos palmitinhenses, famílias de Rodeio Bonito, Erval Seco, Pinhal, Ametista do Sul e Cristal do Sul, que estão inscritas e prestes a serem beneficiadas pelo programa, participaram do encontro                      
Por: Thaane Otero
Publicado em: quarta, 27 de abril de 2022 às 09:08h
Atualizado em: quarta, 27 de abril de 2022 às 09:12h

Foi realizada nesta terça-feira, 26, mais uma etapa do Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário – do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que financia a compra da terra para trabalhadores rurais e investimentos em infraestrutura, no município de Palmitinho. Além dos palmitinhenses, famílias de Rodeio Bonito, Erval Seco, Pinhal, Ametista do Sul e Cristal do Sul, que estão inscritas e prestes a serem beneficiadas pelo programa, participaram do encontro.
O programa Terra Brasil tem como objetivo garantir o acesso à terra, contribuindo para a redução da pobreza rural, gerando oportunidade, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar, alicerçado na melhoria da qualidade de vida, geração de renda, segurança alimentar e sucessão no campo para os agricultores familiares.
Desde que foi criado o Banco da Terra, em 1998, o Programa de Crédito Fundiário é operacionalizado em 22 Estados brasileiros. O Rio Grande do Sul é o Estado que mais acessa o programa, representando quase a metade do número de contratos de todo o Brasil. “Os projetos buscam pela melhoria das condições de vida das famílias beneficiadas, pois com a aquisição da terra, os agricultores podem produzir tanto para o autoconsumo, quanto para o mercado, aumentando a renda”, explicou o supervisor da Emater/RS-Ascar, Clairto Dal Forno.
A Emater/RS-Ascar acompanha as famílias beneficiadas durante todo o processo, prestando assistência técnica para a elaboração de projetos viáveis que garantam a geração de receita ao longo dos anos em que o beneficiário deverá cumprir o pagamento das parcelas relativas ao crédito fundiário.
Entre os assuntos tratados na capacitação, destacaram-se as normas do programa e condições de financiamento, pagamento das parcelas e consequência da inadimplência, etapas para elaboração e tramitação do projeto, aspectos da legislação ambiental (conservação do solo e água), sustentabilidade do projeto, protagonismo dos jovens e mulheres na implantação do projeto. Dentro da programação da capacitação, uma visita foi realizada a uma propriedade rural beneficiária do crédito fundiário e que se tornou referência pela evolução e qualificação das atividades desenvolvidas na propriedade rural.
Os temas da capacitação foram tratados pelo supervisor da Emater/RS-Ascar Clairto Dal Forno, pelo coordenador regional de manejo de recursos naturais, Carlos Roberto Olczevski, e pelo extensionista rural de Palmitinho, Alex de Melo Rubin. O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Cleomar de Bona, acompanhou a capacitação, juntamente com o prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello e o secretário Municipal de Agricultura, Evonir da Rocha.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações Ascom Emater-RS/Ascar
Vitrine do AU