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Artigo do leitor
A importância de contar história
Por: Tatiana Socovoski de Castro
Publicado em: terça, 26 de abril de 2022 às 16:17h

A tradição de contar histórias é muito importante para as artes e para a educação porque é uma atividade lúdica e prazerosa. As histórias entretêm por serem uteis para explicar épocas históricas e para permitir o contato com culturas diferentes.
    No cotidiano nota-se que se está em constante contato com o ato narrativo, pode ser em casa, na escola, no trabalho ou em outros lugares. Sempre em algum momento da vida se é ouvinte ou pessoas ativas para criar uma narração. Então, contar uma história é uma atividade lúdica porque aumenta a imaginação e ajuda a criança a organizar a sua fala, através da coerência e da realidade. Também através de contar histórias é uma maneira de ensinar assuntos éticos e cidadania e de promover um mundo imaginário que encanta a criança.
    Contar histórias para as crianças tem o propósito de ajudar para desenvolver a linguagem porque aumenta o universo de significados da criança e ainda o hábito de leitura que é de essencial importância na educação infantil. Estas práticas ajudam a desenvolver a criatividade e o raciocínio logico da criança, aumenta as experiências sociais, desenvolve a imaginação, a capacidade de escutar e dar sequência lógica aos fatos, a ampliação do vocabulário e a potencialização da importância da linguagem oral.
    Por isso, a arte de contar histórias torna possível a construção da aprendizagem relacionada a atribuição do conhecimento da criança, propiciando elaboração de conceitos, entendendo sua atitude no mundo, identifica-se com funções sociais que desempenhará ao longo de sua existência. Por isso, as histórias devem acontecer dentro de uma situação simples e adequada ao entendimento da criança. São recursos extraordinários para a comunicação de valores porque dão contexto a fatos abstratos, difíceis de serem transmitidos isoladamente.
     E o professor como contador de histórias, transforma-se em um mediador privilegiado dentro da situação da educação quando leva o aluno a pesquisa e a novas produções. A história passa a ser reinventada pela criança através de um desenho, uma pintura ou mesmo através de uma fala com enfoque pessoal.
    Assim, cada conto narrado pode despertar o desejo de ensinar e aprender novos conhecimentos, através de diferentes reações e significados atribuídos por cada criança com seu jeito único de perceber o mundo, sendo que as mesmas vivenciam ambientes e situações diversas fora da escola e terão muita ajuda a oferecer durante a interpretação da história narrada, através de desenhos, brincadeiras, jogos, entre outros.
 

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Fonte: Jornal O Alto Uruguai, por Tatiana Socovoski de Castro
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