Publicidade
Curiosidades
Sexta-feira Santa é dia de colher macela
Crença diz que se colhida no dia santo tem um maior poder medicinal
Por: Redação
Publicado em: quinta, 14 de abril de 2022 às 17:36h

Uma tradição trazida pelos imigrantes, de colher macela na Sexta-Feira Santa, se mantém viva até os dias de hoje. Segundo a tradição, ela deve ser colhida ainda com o orvalho da manhã. A crença que motiva o esforço dos religiosos é que a macela colhida no dia santo tem um maior poder medicinal. A planta é conhecida pelo poder analgésico, anti-inflamatório e digestivo.

Publicidade

Esta planta, que é originária da América do Sul, pode ser encontrada comumente em beiras de estrada, pastagens ou terrenos baldios devido à sua condição de planta naturalmente invasora. Depois da colheita, a erva deve ser deixada na sombra e, quando secar, ser guardada em um lugar fechado.

Popularmente conhecida como erva-dos-soldados, camomila nacional, milefólio, marcela-do-campo e mil folhada, a macela é amplamente utilizada na medicina natural como calmante caseiro. Como princípios ativos, possui em sua composição química flavonoides, tanino, ésteres, óleo essencial e saponinas, agindo como relaxante e antialérgico em potencial, auxiliando a vida de enfermos de maneira natural e sem prejuízos à saúde.

Por que colher antes do sol nascer
De acordo com os biólogos, a colheita feita antes dos primeiros raios de sol faz com que as propriedades analgésicas se mantenham mais ativas na planta, antes de receber aquecimento. Deixando de lado a tradição da colheita no dia santo, a macela pode ser colhida em qualquer dia, independentemente de ser ou não Sexta-feira Santa.

Propriedades
O chá de macela, assim como a planta, é rico em propriedades medicinais que podem ajudar nosso organismo de várias maneiras:
- Adstringente
- Anódina
- Antialérgica.
- Anti-inflamatória
- Antisséptica
- Antiviral
- Antitumoral
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações do jornalista Ronei Marcilio/Grupo Solaris.
Vitrine do AU