Publicidade
Saúde Pública
"Prova de laço" ajuda na guerra contra a dengue
Unidades de saúde têm realizado um teste mais simples para diagnosticar a doença devido ao aumento de casos e demora nos exames laboratoriais
Por: Redação
Publicado em: quarta, 13 de abril de 2022 às 08:41h
Atualizado em: quarta, 13 de abril de 2022 às 08:48h

Por conta do aumento no número de casos de dengue na região, o resultado dos exames de laboratórios tem demorado para ficar pronto. Na tentativa de agilizar o processo, as unidades de saúde têm feito um exame mais simples, chamado de “prova do laço”. O exame ajuda não só no diagnóstico da doença, mas também a saber as condições de saúde do paciente e auxilia no início do tratamento, e faz parte das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com a agente de endemias de Boa Vista das Missões, Maristela Bruchez, o exame consiste em fazer a medição da pressão arterial insuflando o manguito do aferidor de pressão até ao valor médio entre a pressão máxima e a mínima. Em seguida, desenha-se um quadrado no antebraço da pessoa. O resultado do teste é considerado positivo se houver 20 ou mais petéquias (pontinhos vermelhos) em adultos e 10 ou mais em crianças.
Maristela reforça que se a pessoa começar a ter os sintomas da dengue, a orientação é para que procure o quanto antes um serviço de saúde, independentemente de ser público ou particular. Assim, na unidade de saúde, o paciente passará por uma triagem para que seja feita a notificação do caso suspeito de dengue.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU