Publicidade
Região
Programa "Recicle Bem, Faça o Bem" é lançado em Seberi
A partir da adesão, o conteúdo fará parte também do plano pedagógico das escolas sendo uma ação interdisciplinar
Por: Redação
Publicado em: segunda, 11 de abril de 2022 às 15:07h
Atualizado em: segunda, 11 de abril de 2022 às 15:14h

A Prefeitura de Seberi lançou na manhã desta segunda-feira, 11, o programa “Recicle Bem, Faça o Bem, por um Seberi Sustentável”. O evento aconteceu na EMEF Professora Doutora Ada Maria Hemielewski, contando com a presença do prefeito Adilson Balestrin, da secretária de Educação Cultura e Desporto, Andriéli Alessio Braga, da diretora do educandário, Marta Galetti, da representante da Fundação Hospitalar Pio XII, Kauane Machado de Oliveira, e também do coordenador do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), Elton Tatto, além de professores e alunos da instituição de ensino.
O programa é pioneiro na reciclagem correta, destinado às instituições educacionais de ensino, fornecendo o ciclo completo da cadeia. Foi criado com o objetivo de desenvolver projetos educacionais ligados à área de sustentabilidade e educação ambiental, visa conscientizar e estimular a reciclagem e separação correta do lixo gerando uma espécie de “troca”, embalagens recicláveis por brindes totalmente sustentáveis. Os alunos ganham uniformes sustentáveis, os municípios ganham cidadãos mais responsáveis e conscientes.
De acordo com o prefeito Adilson Balestrin, a sustentabilidade é uma questão de grande preocupação, por isso, é preciso instigar os alunos a serem agentes transformadores do ambiente. “Se todos fizerem a sua parte, vamos construir um município e um mundo cada vez melhor para todos”, finalizou.

Publicidade

Como funciona
A partir da adesão ao programa o conteúdo fará parte também do plano pedagógico das escolas sendo uma ação interdisciplinar. Haverá um ecoponto em cada uma das escolas municipais participantes, e também no centro administrativo municipal, assim como os demais materiais do Recicle Bem, Faça o Bem. Em casa, o estudante faz a separação dos resíduos que podem ser reciclados (exceto o vidro) e a limpeza correta, na sequência guarda na Ecobag (sacola que será entregue aos estudantes) e leva até a escola. Lá terá uma máquina que comprime e armazena adequadamente as embalagens.
No sistema de trocas, cada embalagem vale o equivalente a um ponto. Somados, esses pontos serão utilizados na troca por uniformes escolares sustentáveis, materiais escolares e por outros prêmios relacionados a educação que o município irá oferecer. O programa tem um aplicativo em que cada aluno poderá consultar a sua pontuação. 
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações Ascom Seberi
Vitrine do AU