Publicidade
Doações
Campanha entrega itens de higiene para o Presídio Estadual de FW
Iniciativa foi desenvolvida pela Procuradoria Especial da Mulher e contou com apoio da Defensoria Pública, SUSEPE, ADPERGS e Poder Legislativo
Por: Redação
Publicado em: terça, 05 de abril de 2022 às 08:11h

Com o intuito de auxiliar o Presídio Estadual de Frederico Westphalen com itens básicos de higiene pessoal, a Procuradoria Especial Mulher, com apoio do Poder Legislativo, Defensoria Pública, Associação das Defensorias Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS) e Superintendência dos Serviços Penitenciários do RS (SUSEPE), promoveu uma campanha durante todo o mês de março. A iniciativa foi uma das primeiras ações da Procuradoria, instituída há menos de um mês, e teve como foco ajudar as mulheres que cumprem pena no presídio.

Publicidade

Auxiliando na desconstrução de preconceitos
Com a solidariedade da comunidade, em sua maioria mulheres, foram arrecadados mais de 350 itens de higiene, dentre eles, rolos de papel higiênico, absorventes, shampoo, creme dental, escovas, desodorantes e sabonetes. A entrega ao público-alvo ocorreu na manhã desta segunda-feira, 4, no Presídio de FW, com a participação do presidente do Poder Legislativo, Leandro Mazzutti; o vice-presidente, Belonir Venduscolo; a vereadora e procuradora da Mulher, Aline Ferrari Caeran; além da defensora pública, Paula Moyses Guerrero; o diretor da casa prisional, Gabriel Guidini; a vice-diretora, Rovena Roos e a chefe de segurança, Ana Giovenardi. “Precisamos desconstruir essa ideia de que ninguém quer saber do presídio hoje. As pessoas têm muito preconceito, mas temos que mudar isso e essa iniciativa ajuda nesta desconstrução. A comunidade começa a ver diferente, ver que dá para se preocupar, se importar e, talvez, mudar a essa realidade. Temos uma dificuldade imensa com o Estado, então todo o apoio sempre será bem-vindo. Muito obrigado pela iniciativa”, comentou Guidini.

Parceria para outras iniciativas
A vereadora Aline também frisou a importância da iniciativa e colocou a Procuradoria da Mulher à disposição de outras campanhas. “No que precisarem podem contar conosco, pois precisamos descontruir certos padrões culturais que têm na sociedade, e esse é um deles. Sabemos que as pessoas que estão aqui no presídio hoje vão voltar para o contexto social amanhã e como queremos que elas voltam?”, afirmou Aline.
Mazzutti também agradeceu a parceria da Susepe, Defensoria e Procuradoria da Mulher para a realização da campanha e deixou a Casa do Povo com as portas abertas a novas iniciativas e demandas referentes ao Presídio. “Obrigado a todos pela receptividade. Como já disse algumas vezes na Tribuna, precisamos sempre fazer o bem sem olhar a quem. Nosso agradecimento a toda a população que abraçou a causa e fez sua doação”, finalizou o presidente do Legislativo.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações de Câmara FW.
Vitrine do AU