Publicidade
Ações públicas
Poder Legislativo de FW lança campanha para incentivar destinação de parte do imposto de renda para Fundos Municipais
Contribuinte não arca com nenhuma despesa e pode ajudar entidades do frederiquenses que cuidam das crianças, adolescentes e idosos
Por: Redação
Publicado em: sexta, 01 de abril de 2022 às 16:36h

O Poder Legislativo de Frederico Westphalen se une com a Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) para incentivar a Campanha “DestinAção Solidária”. O objetivo é motivar os cidadãos frederiquenses a destinarem parte do Imposto de Renda Devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI).
Esse incentivo se dará por meio de postagens nas redes sociais da Câmara de Vereadores, falas explicativas dos edis nas pequenas comunicações e Grande Expediente durante as Sessões Ordinárias e programas de rádio, além de material encaminhado à imprensa local. Por meio destas ferramentas, os cidadãos que ainda não declararam seu imposto de renda, cujo prazo se encerra em 29 de abril, serão municiados de informações explicando a importância desta destinação e do quanto o contribuinte não terá prejuízo algum. Isso porque ele não terá que pagar nada a mais, apenas autorizar que até 6% do imposto devido possa ficar na sua cidade ao invés dos 100% ir para os cofres do Tesouro Nacional. Com isso, este recurso poderá ajudar estes Fundos Municipais, que irão repassar o dinheiro para as instituições que cuidam de crianças, adolescentes e idosos. 

Publicidade

Entidades podem receber valores significativos com a sua ajuda
Segundo a Receita Federal de FW, no exercício de 2021, ano-calendário 2020, na cidade de Frederico Westphalen poderia ter sido destinado o valor de R$ 1.243.581,77, no entanto o município recebeu em destinações do imposto de renda das pessoas físicas para o Fundos um valor de R$ 65.569,58, o que corresponde à 5,27% do valor que poderia ter sido destinado. “É um valor muito significativo que pode vir a ajudar esses Fundos e consequentemente nossas entidades. Essa é mais uma campanha que o Poder Legislativo abraça em prol da comunidade”, destaca o presidente da Câmara, Leandro Mazzutti.

Como destinar?
A destinação é possível somente na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda com a opção pela tributação por deduções legais (antigo Modelo Completo).
Quem já destinou em dezembro/2021 por meio de depósito bancário (boleto bancário), deverá primeiramente preencher a ficha "Doações Efetuadas". Nas fichas, clique e preencha primeiro "Criança e Adolescente" e depois "Idoso".
As pessoas físicas podem destinar até 3% do seu Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e também até 3% ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI).

Confira o passo a passo de como fazer a destinação de parte do Imposto de Renda no site da Câmara – fredericowestphalen.rs.leg.br – ou pelas redes sociais, no @camarafw.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações da Ascom Câmara de FW
Vitrine do AU