Publicidade
Curiosidade
Jovem seberiense encontra ovo com três gemas
Segundo especialista, o fato é uma raridade e está relacionado a questões hormonais da ave
Por: Redação
Publicado em: segunda, 28 de março de 2022 às 08:58h
Atualizado em: segunda, 28 de março de 2022 às 09:18h

Um acontecimento um tanto quanto incomum foi registrado em uma propriedade rural no município de Seberi. O menino Pedro Henrique Kosloski Battisti, de seis anos, que possui grande afinidade com animais, encontrou um ovo com três gemas. Segundo informações repassadas ao AU pelo pai da criança, Fernando Battisti, Pedro Henrique cuida de algumas galinhas da propriedade e, no sábado, 19, encontrou um ovo que era maior que os outros, algo que lhe chamou atenção e ao abri-lo a surpresa veio: havia três gemas.  
O fato incomum mobilizou os familiares de Pedro Henrique, que prontamente foram pesquisar qual era a chance de a situação ocorrer e encontraram no Google que a probabilidade é de um a cada 25 milhões de ovos. 
 

Publicidade

O que explica um ovo ter mais de uma gema?

Com certeza não se vê diariamente por aí ovos que possuem duas, quem dirá três gemas. A zootecnista formada pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Palmeira das Missões, Brenda Campos Hempel, explica que o fato do alimento apresentar tais características pode estar relacionado com diversos fatores, como a questões hormonais do animal. 
– Um ovo com três gemas é uma raridade. São vários fatores que podem afetar a produção de um ovo que tenha mais de uma gema, tanto duas quanto três, entre eles fator ambiental, fisiológicos da galinha, alterações no organismo da ave, alguma doença, alguma anormalidade específica no aparelho reprodutor devido a um desequilíbrio hormonal, principalmente, se o animal for jovem, pois está entrando na fase reprodutiva, o que pode acontecer nas primeiras semanas de vida, e como os hormônios não estão equilibrados corretamente para começar a ter o pico de produção de ovos uns podem sair com mais de uma gema – destaca Brenda. 

Existe algum risco em consumir o alimento? 

Por se tratar de uma anomalia, as pessoas podem ficar receosas em consumir o alimento, contudo, conforme explica a zootecnista, não existe nenhuma contraindicação para consumir ou comercializar um ovo com mais de uma gema. “Nutricionalmente, esse ovo não vai ter nenhum problema de consumo nem nada do tipo, a única coisa boa que ele vai trazer, além de ser uma curiosidade, sendo algo que a gente geralmente não vê, é que ele vai ter mais nutrientes por conta de ter mais gema, com mais proteína”, comenta a profissional.  
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU