Publicidade
Geral
IFFar se manifesta sobre caso envolvendo estudantes
Por: Redação
Publicado em: sábado, 26 de março de 2022 às 16:49h

Relatos extraoficiais de um caso de violência sexual envolvendo três jovens estudantes do Instituto Federal Farroupilha campus de Frederico Westphalen (IFFar-FW), circulam pelas redes sociais. 
A instituição de ensino se manifestou por meio de uma nota em seu site, comunicando que instaurou investigação interna para apurar fatos envolvendo os estudantes que se ausentaram da moradia estudantil na noite de quinta-feira, 24. 
A instituição informou que possíveis crimes ocorridos fora do campus são investigados pela Polícia Civil (PC), já que foram feitos registros por parte da instituição. 
Até o momento, a Policia Civil não repassou informações diante do necessário sigilo que deve ser mantido em procedimentos como este. 
De acordo com o Instituto, a família da estudante envolvida está recebendo todo apoio e atenção institucional do IFFar e de outros órgãos competentes. Os alunos previamente identificados já foram afastados. 

Publicidade

Confira a nota da instituição na íntegra:
O Instituto Federal Farroupilha – Campus Frederico Westphalen comunica que instaurou investigação interna, conduzida pela Comissão Disciplinar, para apurar os fatos envolvendo estudantes que se ausentaram da moradia estudantil na noite de 24 de março de 2022, sem autorização e desatendendo a legislação interna.
A Instituição informa que possíveis crimes ocorridos fora das dependências do campus estão sendo investigados pela Polícia Civil e autoridades competentes, sendo que já foram feitos os registros policiais por parte do IFFar. 
Os alunos previamente identificados já foram afastados cautelarmente das atividades presenciais. As famílias de todos os diretamente envolvidos estão sendo contatadas e cientes. A família da estudante envolvida está recebendo todo apoio e atenção institucional do IFFar, e de outros órgãos competentes. As infrações serão devidamente documentadas e respectivas medidas punitivas serão aplicadas tão logo os fatos sejam apurados. 
O IFFar repudia toda e qualquer violência, pautando a condução do caso nos preceitos da Lei 13.431/17, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, sem prejuízo dos princípios estabelecidos nas demais normas nacionais e internacionais de proteção dos direitos da criança e do adolescente.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações do IFFar
Vitrine do AU