Publicidade
Urest
Seminário sobre saúde do trabalhador apresentará dados regionais em Ametista do Sul
Evento acontece na tarde desta quinta-feira, 17, com o médico Jorge Alan Souza
Por: Suseli Cristo
Publicado em: quinta, 17 de março de 2022 às 10:44h
Atualizado em: segunda, 21 de março de 2022 às 09:09h

A Expopedras, mais uma vez, dará palco para o debate sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora. Já se tornou tradicional ocorrer durante a feira o Seminário Regional de Saúde do Trabalhador, esta é a 4ª edição da capacitação, que tem como pauta principal a promoção e acompanhamento em saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da região, com foco especial no garimpo. 
O seminário acontece nesta quinta-feira, 17, primeiro dia da feira, a partir das 13 horas, na Câmara de Vereadores de Ametista do Sul. Toda a comunidade regional pode participar. Será ofertado certificado de 20 horas aos participantes. 
Promovido pela Unidade Regional em Saúde dos Trabalhadores (Urest) de Ametista do Sul, e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Macronorte, neste ano, o simpósio irá apresentar os dados coletados até hoje, no que diz respeito a atendimentos, traçando um “Raio X” do trabalhador da região, que serão apresentados pelo o médico pneumologista que atua na Urest, Jorge Alan Souza.
– O foco principal é o trabalhador do garimpo, por serem a maioria no que se refere a atendimentos aqui na Unidade de Ametista, mas conseguimos ao longo dos anos traçar um paralelo sobre qualidade de vida, acompanhamento das doenças, especialmente a silicose, além de dados sociais e econômicos do trabalhador e da trabalhadora. Tudo isso vai ser apresentado durante o seminário, nesta quinta-feira – comenta Jorge Alan.
Hoje são mais de dois mil garimpeiros atendidos pela Urest, além de ex-garimpeiros, que têm acompanhamento e tratamento da sílica entre outros trabalhadores. 
Além dos dados regionais, o Seminário contará com a palestra médica especialista em medicina do trabalho e mestre em saúde pública, com foco na vigilância em saúde do trabalhador, Juliana Lima Barbosa Fiuza, que vai falar sobre a perda auditiva induzida pelos trabalhos ocupacionais. 
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU