Publicidade
Obituário
Ex-prefeito de Seberi, Adilon Osório de Oliveira, falece em decorrência de um câncer
Velório ocorrerá a partir das 17h30min desta quarta-feira, 16, na Câmara de Vereadores seberiense
Por: Redação
Publicado em: quarta, 16 de março de 2022 às 16:26h
Atualizado em: quarta, 16 de março de 2022 às 16:30h

Faleceu nesta quarta-feira, 16, em Passo Fundo, um dos ex-prefeitos de Seberi, Adilon Osório de Oliveira, aos 80 anos. O ex-político, que lutava contra um câncer de pulmão, era engenheiro-agrônomo por formação e iniciou sua carreira política em Seberi incentivado por colegas políticos e motivado pela problemática do homem do campo. Foi eleito em 15 de novembro de 1972, tendo como vice-prefeito Rui Figueiredo Pereira. Suas metas principais à frente do Executivo de 1973 a 1976, eram educação, saúde e saneamento.
Dentro estes objetivos, suas obras principais foram a regularização do Colégio Madre Tereza para Escola Estadual, bem como dotá-la com maior mobiliário e instalando nela o escritório modelo. Durante sua administração, construiu seis escolas em localidades do interior, sendo em Ponte Fortaleza, Lajeado Pôncio, Barrinha, Nilo Fabris, linha Carmo e linha Nova. No setor da saúde, em sua gestão, construiu a atual Fundação Hospitalar Pio XII e o posto de saúde. Mudou o projeto de ligação do asfalto da BR-386, fazendo com que a cidade ficasse com dois acessos, com saída para Palmeira das Missões e o trevo Norte, saída para Frederico Westphalen, entre outros feitos em prol do município seberiense.
Oliveira também foi o primeiro extensionista rural da Emater/RS-Ascar em Seberi. Foi membro atuante das entidades de classe, como CreaRS e Associação de Engenheiros Agrônomos. Participou da formação do clube dos “quatro S” na Barrinha. Um líder do cooperativismo de produção, foi presidente da Cotrifred e, mais tarde, presidiu a Cooperseb. Religioso, devoto a Deus e seus ensinamentos, não faltava a nenhuma missa. 
O velório de Adilon iniciará às 17h30min desta quarta-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Seberi. Após, na tarde desta quinta-feira, 17, seu corpo será transladado para Santa Maria, onde será cremado.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações da Ascom Prefeitura de Seberi
Vitrine do AU