Publicidade
Esporte
Saiba o que o União-FW precisa para evitar rebaixamento
Rodada final do Gauchão 2022 acontece às 16h30min deste sábado, 12
Por: Douglas Cavalini
Publicado em: sábado, 12 de março de 2022 às 14:43h
Atualizado em: sábado, 12 de março de 2022 às 14:46h

A última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho 2022 será repleta de emoções. Isso porque ainda há briga tanto por classificação como para evitar o rebaixamento, como é o caso do União Frederiquense. Com todos os jogos acontecendo simultaneamente às 16h30min de hoje, 12, o Leão da Colina terá de vencer seu jogo diante do Caxias, fora de casa, e ainda ficar de olho nos jogos de Juventude e Aimoré, torcendo para que não vençam seus jogos.

Publicidade

Missão difícil
Para conquistar seu objetivo da temporada de evitar o rebaixamento, o União Frederiquense terá, obrigatoriamente, de fazer algo que ainda não conseguiu em toda a competição: somar pontos fora de casa. Longe de Frederico Westphalen, o time de Daniel Franco sofreu cinco derrotas em cinco jogos disputados no Gauchão. 


A última vitória como visitante aconteceu há quase cinco meses. Pelo primeiro jogo das quartas de final da Divisão de Acesso de 2021, o tricolor derrotou o São Paulo por 2 a 0 em Rio Grande. De lá para cá, foram sete jogos, com dois empates e as derrotas no Campeonato Gaúcho.


O adversário de hoje, porém, também irá buscar a vitória. Ainda que a classificação para as semifinais do certame seja difícil para o Caxias – precisa torcer para que o Novo Hamburgo perca para o São José e que São Luiz e Brasil de Pelotas não vençam seus jogos, além de garantir saldo de gols maior que o Zequinha –, o time da serra depende da vitória para garantir uma vaga na Série D do ano que vem. Em caso de empate ou derrota, dependerá de resultados paralelos.

Matemática tricolor

União-FW vencendo o Caxias:
Se Juventude perder: União-FW se salva
Se juventude empatar: União-FW se salva pelo número de vitórias
Se Juventude ganhar, mas Aimoré perder: União-FW se salva
Se Juventude ganhar, mas Aimoré empatar: União-FW precisará vencer o Caxias por pelo menos 3 a 0 para tirar a diferença do saldo de gols. Se o União-FW vencer o Caxias por 2 a 0, equipes empatam no saldo de gols e o rebaixamento é decido pelo número de gols marcados. Nesse cenário, Aimoré não poderia empatar por mais de um gol, caso empate em 2 a 2 com o São Luiz, times ficariam empatados também nesse critério e o desempate será pelo menor número de cartões vermelhos (atualmente União-FW tem um e Aimoré quatro).
Se União-FW perder ou empatar com o Caxias: União-FW é rebaixado.

Além de vencer o Caxias, o União-FW precisa que Juventude ou Aimoré não vençam seus jogos. O time de Caxias de Sul enfrenta o Brasil de Pelotas fora de casa, com os donos da casa também brigando por vaga na semifinal. 


Caso o Juventude empate, o tricolor se salva pelo número de vitórias. Já o Aimoré joga em casa diante do São Luiz, com a equipe de Ijuí também na briga para avançar de fase. Em caso de empate entre os dois times e vitória do Juventude, o União-FW só não cairá se vencer o seu jogo e tirar a diferença de saldo de gols em relação ao Índio, que hoje é de dois. Assim, precisaria vencer o Caxias por 3 a 0. 

Caso vença o time da Serra por 2 a 0, e o Aimoré empate em 2 a 2, o saldo de gols ficaria igual, bem como o número de gols marcados pelas duas equipes. Assim, o rebaixamento seria decidido pelo número de cartões vermelhos, no qual o União leva vantagem – levou um enquanto a equipe de São Leopoldo teve quatro expulsões.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai.
Vitrine do AU