Publicidade
Hora do desapego
Otimize espaço e renove o seu guarda-roupa!
Organização é a palavra-chave para quem deseja mais espaço no closet e funcionalidade para o dia a dia
Por: Mariane Brandão
Publicado em: segunda, 24 de maio de 2021 às 10:05h

Para alguns, um guarda-roupa bagunçado não é reflexo de boas energias, além de dificultar o dia a dia de quem deseja mais praticidade para encontrar as peças. A falta de organização do closet pode ser resultado de quem se apega muito a itens que não são utilizados há tempos e só ocupam um espaço desnecessário e é nesta hora que a lei do desapego entra em cena. Mesmo aquele vestido que recorda um momento especial ou o calçado que talvez será útil um dia, podem ser os motivadores de um guarda-roupa abarrotado e de difícil visualização.

Publicidade

O desapego a itens que já estão em desuso também é a solução para a agilidade na hora de escolher alguma roupa quando se está atrasado ou para abrir espaço para novos looks no armário. Saiba como desenvolver a organização do seu guarda-roupa, ganhar mais tempo e ainda dizer adeus a peças que não sejam mais úteis.

Classificação por paleta de cores

Para encontrar as peças de maneira mais ágil e prática, uma alternativa é classificá-las por cor, que ajuda a manter a estética e organização do closet, além de facilitar a escolha dos looks na correria do cotidiano.

Cuidados para não amassar as peças

Roupas delicadas merecem uma atenção especial ao serem mantidas no guarda-roupa. Vestidos, camisas, ternos e peças de alto valor devem ficar, preferencialmente, dispostas em cabides com ombreiras e capas protetoras. Desta forma, além de proteger as roupas de possíveis danos ao manuseá-las com frequência, esta organização auxilia em uma visualização estética melhor. Não se esqueça também de que, após retirar e usar a roupa do closet, devolvê-la no mesmo local, evitando assim que a desorganização volte a assombrar o seu guarda-roupa.

Tudo em seu devido lugar

Utensílios para organização também são aliados ao distribuir os itens no guarda-roupa. Utilize divisórias para explorar o espaço das gavetas, repartições para as prateleiras e acessórios para posicionar os calçados sem a necessidade de ocupação de um amplo espaço.  

Dobrar da maneira correta

Para ajudar a otimizar o espaço de um guarda-roupa mais estreito, é imprescindível que as peças sejam dobradas da maneira correta em cada repartição. Nas gavetas, a recomendação é que os itens menores estejam distribuídos em forma de rolinhos, para novamente economizarem espaço. Enquanto camisetas e calças podem ficar em prateleiras, do modo mais tradicional de dobra. 

Já no caso das peças de cama e banho, a dica é utilizar embalagens a vácuo, que irão reduzir o volume de itens maiores, como por exemplo os edredons, que ocupam um grande espaço.


Desapegue do que não usa mais!

Antes de se desfazer de algum item especial do seu guarda-roupa, experimente fazer as seguintes perguntas:

Guardar?

Se a peça foi utilizada nos últimos seis meses, custou um alto valor e está em perfeito estado, a melhor alternativa é guardá-la!

Doar?

Caso o item esteja em boas condições para uso, o estilo da roupa não te agrada ou a numeração não te sirva mais, esta é a hora de se desapegar e realizar uma doação!

Jogar fora?

Itens extremamente danificados, rasgados, desbotados, com manchas ou roupas íntimas devem ser retirados do guarda-roupa e descartados!

Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU