Publicidade
Especial de aniversário
67 anos para se orgulhar de Frederico Westphalen!
Por: Suseli Cristo, Thaane Otero e Lucas Postal
Publicado em: segunda, 28 de fevereiro de 2022 às 08:19h
Atualizado em: segunda, 28 de fevereiro de 2022 às 08:22h

Residir em Frederico Westphalen é motivo de alegria para aqueles que aqui moram, seja pela sua hospitalidade, história ou pelo seu desenvolvimento. E para celebrar o seu aniversário de 67 anos neste 28 de fevereiro, destacamos 10 motivos que orgulham a todos os frederiquenses ou aqueles que escolhem a “Princesa do Médio Alto Uruguai” para viver bons momentos.

Publicidade


Oferece oportunidade para todos
Se você quer investir ou residir em uma cidade calma, segura e que oferece oportunidade para todos, esse lugar é Frederico Westphalen. Conhecido pelo seu acolhimento e hospitalidade, o município dispõe de muitas ofertas de empregos, espaço para novos empreendimentos e, é claro, todas as vantagens de viver em uma cidade acolhedora. Com grande número de empresas nas áreas moveleira, metalomecânica, frigorífico, móveis, laticínios, abatedouro de frangos, linha de caixas d’água, colchões e estofados, alimentação, Frederico Westphalen tornou-se o destino escolhido para aqueles que sonham em realizar projetos, ter crescimento e se destacar no seu ramo de atuação.


Preza pela sucessão no meio rural
Um dos pilares da economia de FW, a diversidade agrícola é uma marca do setor primário do município. São realizadas melhorias constantes no interior, como forma de incentivar, cada vez mais, a permanência das famílias no campo, oportunizando fontes de renda e a sucessão familiar. A suinocultura se destaca, com a participação de um grande número de produtores. Para a bacia leiteira, que também é responsável por grande parte da movimentação do setor rural, projeta-se um grande crescimento nos próximos cinco anos, demonstrando a força dos incentivos que vêm sendo implementados pelo município e pela iniciativa privada. A produção de frangos, outra frente apoiada e muito destacada no município, também responde positivamente aos investimentos que vêm sendo realizados. Estas projeções, cada vez mais, deverão impactar a agricultura familiar em um aumento de produção ano a ano. Na pecuária, também se destaca os equinos, ovinos e caprinos, com produtores realizando investimentos para qualificar e ampliar o plantel de animais, o que também recebe uma atenção especial por parte da administração municipal.

Contempla a comunidade com grandes eventos
Investir nas datas comemorativas é um dos pontos que torna Frederico Westphalen especial. No Natal, Páscoa, Semana Farroupilha, Expofred e tantos outros eventos, pessoas de toda a região são contempladas com lindas decorações, shows e demais atrações, as quais são preparadas com todo o cuidado pelas comissões organizadoras, focadas no desenvolvimento de atividades que contemplem todas as idades e façam com que, cada vez mais, o município ganhe visibilidade regional e também estadual.


Preocupa-se com os animais
A relação de reciprocidade e afeto entre humanos e animais é algo fantástico em Frederico Westphalen. O respeito aos animais tem sua própria política pública no município, inclusive, é uma das bandeiras levantada por toda a comunidade. Além das castrações disponibilizadas para cães e gatos, desde novembro de 2021, a administração municipal, por meio da Secretaria da Agricultura, está oferecendo atendimentos gratuitos de médicos veterinários aos agricultores que possuem animais de médio e grande porte. 


Conta com vasta rede hoteleira e gastronômica
Quem precisa se hospedar em Frederico Westphalen descobre uma ampla rede de hotelaria, que oferece acomodações confortáveis e aconchegantes. A gastronomia do município é diversificada, onde é possível degustar pratos que combinam o sabor com diversas culturas regionais, nacionais e até mesmo internacionais.


Dá atenção especial à terceira idade
Frederico Westphalen se preocupa em atender sua população de todas as faixas etárias. E não podia ser diferente com a terceira idade, já que é um público que trabalhou, e muitos ainda trabalham, para o desenvolvimento do município. Assim, os idosos recebem uma atenção especial. Eles participam de grupos da terceira idade, no entanto, há um departamento exclusivo, que dá todo o suporte necessário para atender as demandas desta parte da comunidade, e que também está integrado às Políticas Públicas de Assistência Social.


Tem a saúde como prioridade
Preocupado com a saúde e qualidade de vida da população, Frederico Westphalen está destinando esforços constantes para conseguir recursos e viabilizar melhor atendimento e estrutura necessária a quem precisa. O município conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Divina Providência (HDP), além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona 24 horas. Reforçando a preocupação em bem atender os moradores do município, inúmeros serviços são ofertados diariamente nas unidades básicas de saúde Central, no distrito de Osvaldo Cruz e nas linhas Castelinho e São José, além dos ESFs Núcleo, Santo Antônio, Jardim Primavera, Aparecida, São Francisco de Paula e Ayres Cerutti.
Na área de oncologia, está caminhando para uma conquista importante e que deve amenizar o sofrimento de centenas de moradores de toda a região, o Centro de Oncologia com referência em quimioterapia no HDP, beneficiando centenas de pessoas que mensalmente precisam enfrentar longas viagens para outros hospitais em busca de tratamento.

É polo regional de educação
Polo regional de educação, Frederico Westphalen concentra hoje sete universidades, tornando-se para a região motores do desenvolvimento econômico e cultural. A cidade é considerada um polo regional de educação, com a maior concentração de universitários, sendo que juntos, mais de seis mil acadêmicos frequentam as instituições acadêmicas em FW. Para além dos números, viver em uma cidade universitária traz impactos no cotidiano e essa extensão de ensino demonstra o real peso que tem na formação e transformação de uma cidade que se universaliza ao mundo do conhecimento.

Incentiva as atividades esportivas
Cada vez mais forte, o cenário esportivo de Frederico Westphalen vive um momento de muita alegria. Conhecido no passado pela rivalidade entre os clubes Ipiranga e Itapagé, ainda em 3 de agosto de 2010 o município ganhou espaço em nível nacional, desta vez pela fundação do primeiro time profissional da cidade, o União Frederiquense de Futebol, que hoje é a equipe mais jovem a jogar na Série A do Gauchão. Além disso, vários campeonatos, de todos as modalidades, são realizados no município, reunindo cada vez mais admiradores da prática esportiva. 


Uma cidade cada vez mais arborizada
Terra de pontos turísticos naturais que cativam toda região, como o Parque Arcângelo Busatto (Parque da Faguense), o meio ambiente é uma das questões sempre em evidência em Frederico Westphalen, e o município, por meio de diversas ações, vem se tornando mais verde. Quem vem a FW pode visualizar uma cidade mais arborizada, com um paisagismo que preza pelo visual, mas também em oferecer melhor qualidade de vida à população e formas de conscientização quanto a importância de se cuidar o ambiente onde vive.  
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU