Publicidade
Apoio às famílias
Coordenador da Cufa-FW participa de seminário internacional
Encontro virtual tratou de ações voltadas à proteção de populações vulneráveis
Por: Adriano Dal Chiavon
Publicado em: quinta, 20 de maio de 2021 às 14:40h
Atualizado em: quinta, 20 de maio de 2021 às 14:42h

O coordenador da Central Única das Favelas de Frederico Westphalen (Cufa-FW), Junior Torres, participou de um simpósio internacional de psicologia e políticas públicas na proteção de populações vulneráveis. O evento virtual aconteceu na terça-feira, 18. 

Publicidade

Participaram da atividade, além do coordenador da Cufa-FW, o professor Dr. Hugo Melo, a professora Dra. Naiara Moraes e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Augusto César Leite de Carvalho. Na oportunidade, Junior Torres relatou a trajetória da Cufa-FW durante os 12 anos de atuação no município e na região, além de explanar sobre as soluções encontradas pela ONG no combate às vulnerabilidades nas comunidades atendidas. 

Entre as ações destacadas por Torres, esteve a parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Passo Fundo, que possibilitou a destinação de mais de 20 toneladas de alimentos às famílias de cidades atendidas pela ONG. Ainda, o coordenador da Cufa-FW expôs ações como a do programa "Mães da Favela", que realiza a transferência de renda e oferta acesso à internet móvel para mães líderes de famílias. 

Outro projeto também evidenciado por Junior Torres durante o simpósio, é a recente iniciativa de apoio ao setor cultural “Ações Culturais das Comunidades”, que é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Cufa-FW e Cufa-RS. A ação está distribuindo R$ 14 milhões em prêmios e subsídios para agentes e coletivos culturais, com recursos advindos da Lei Aldir Blanc.

O simpósio aconteceu em lembrança ao dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Dia Nacional da Luta Antimanicomial. As atividades alusivas a data especial seguem até o dia 20 de maio, reunindo palestrantes de diversos segmentos. Todos os encontros são transmitidos pelo YouTube.

Fonte: O Alto Uruguai/Cufa-FW
Vitrine do AU