Publicidade
RS
Gabinete de Crise emite alerta para a região de Palmeira das Missões
Medidas devem ser apresentadas em até 48 horas
Por: Redação
Publicado em: quinta, 20 de maio de 2021 às 14:16h

Em reunião na manhã desta quinta-feira, 20, o Gabinete de Crise avaliou as recomendações feitas pelo GT Saúde e confirmou a emissão de três dos quatro novos Alertas do Sistema 3As de Monitoramento sugeridos pela equipe técnica. Com isso, as regiões Covid de Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana devem ser comunicadas ao longo do dia sobre a necessidade de adotar medidas para conter o avanço da pandemia.

Publicidade

Essas três regiões já haviam recebido Avisos da equipe técnica estadual na última terça-feira, 18 e, devido à piora em indicadores da pandemia, o entendimento do governo foi pela necessidade de formalizar o pedido para que as regiões Covid passem para a Ação.

O GT Saúde também havia recomendado um quarto alerta para a região de Erechim, mas o Gabinete de Crise definiu pela emissão de Aviso para a associação regional e seus respectivos municípios.

As três regiões que receberam novos alertas nesta quinta também terão 48 horas para se reunirem e apresentarem suas medidas. Os comunicados serão feitos oficialmente durante o dia, e o prazo só começa a contar após todas serem informadas.

 

Justificativa de alerta

A região de Palmeira das Missões também havia sido classificada com Aviso na reunião do GT do último sábado, 15, porém, o salto no número de novos casos por 100 mil habitantes levou o GT à decisão de emitir alerta para esta região na reunião de terça-feira, 18.

Chama a atenção o aumento de incidência semanal de novos casos de Covid, que passou de 194 em 9 de maio para 287 em 18 de maio, resultando em um aumento de 47,9%.

Além disso, houve aumento no número de internados em leitos clínicos, passando de 49 para 92 pacientes entre suspeitos e confirmados no mesmo período. A taxa de ocupação em leitos de UTI superou os 100% em 18 de maio.

 

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul
Vitrine do AU