Publicidade
Abastecimento
Chuvas são insuficientes para amenizar situação de reservatórios
Por: Cíntia Henker
Publicado em: segunda, 07 de fevereiro de 2022 às 13:39h

Mesmo sendo aguardada por muitos, a chuva da última semana não foi suficiente para a recuperação de reservatórios de água para consumo humano e animal. 
De acordo com o Corpo de Bombeiros, choveu cerca de 50 milímetros em Frederico Westphalen. Em outros períodos, este volume seria considerado bom, mas para a região, que há meses sente as consequências de uma longa estiagem, não é capaz de amenizar a atual situação.
Conforme o gerente da Corsan de Frederico Westphalen, o volume de água estabilizou temporariamente, mas os níveis de reserva já estão baixando novamente. Além disso, ainda é necessário utilizar o sistema alternativo para captação de água do rio Fortaleza, em Seberi, para garantir o abastecimento da população frederiquense e também do município de Caiçara.
A estrutura de captação normal está localizada no rio Pardo, em FW, e o recalque, como é chamado o sistema, é responsável pela transposição entre os dois rios.

Publicidade

Impactos na agricultura
Quem mais tem sofrido com a seca são os produtores rurais. Em Frederico Westphalen, de acordo com o secretário da Agricultura, Gildo Busatto, diariamente são levados dois caminhões-pipa para as comunidades no interior, um para consumo humano e outro para os animais. “As chuvas não resolveram e, em algumas localidades, choveu pouco mais de dois milímetros”, explica Busatto. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU