A URI/FW está promovendo um curso de Formação Continuada para professores e gestores com a temática “Percursos formativos: a docência e a gestão diante dos desafios da educação transformadora”. O evento ocorrerá de fevereiro a julho, e os interessados podem se inscrever no site da universidade, na página de inscrições, até o dia 15 de fevereiro.
O projeto tem como objetivo contribuir com a formação continuada de gestores da educação e professores das redes municipal, estadual e privada de educação básica. O evento será ofertado na modalidade híbrida, contando com momentos on-line e presenciais.
A formação
A Formação Continuada para professores e gestores 2022 da URI/FW abre um espaço para o diálogo sobre temas como saúde e adoecimento de docentes, gestão de conflitos em espaços escolares e saúde mental na escola. Além disso, a neurociência da aprendizagem, ferramentas digitais de ensino e comunicação serão temas que poderão auxiliar os educadores a lidar melhor com os desafios da profissão.
A importância da abordagem do assunto se dá à alta incidência de burnout entre professores, doença relacionada ao trabalho caracterizada por desgastes físicos e emocionais da pessoa, levando a um esgotamento profissional. Muitos estudos acadêmicos comprovam que o trabalho do docente pode ser enriquecedor e se constituir como fonte de realização pessoal, mas também pode se refletir como fonte de estresse e adoecimento. Esta dualidade acontece porque o professor experimenta altas demandas de trabalho, ao mesmo tempo em que a sua profissão se caracteriza como oportunidade de desenvolvimento e motivação ao cumprir o importante papel social de educar.
Soma-se a isso o fato de que, diante da pandemia de Covid-19, com a suspensão das aulas presenciais, os professores foram desafiados a trabalhar atendendo aos alunos de forma on-line, adotando novas metodologias de ensino-aprendizagem, o que pode ter exposto muitos profissionais da educação a situações de estresse.