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Educação
Saúde e bem-estar dos professores serão temas abordados em Formação Continuada
Inscrições do evento seguem até 15 de fevereiro, no site da URI/FW
Por: Redação
Publicado em: terça, 01 de fevereiro de 2022 às 08:37h
Atualizado em: terça, 01 de fevereiro de 2022 às 08:40h

A URI/FW está promovendo um curso de Formação Continuada para professores e gestores com a temática “Percursos formativos: a docência e a gestão diante dos desafios da educação transformadora”. O evento ocorrerá de fevereiro a julho, e os interessados podem se inscrever no site da universidade, na página de inscrições, até o dia 15 de fevereiro.

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O projeto tem como objetivo contribuir com a formação continuada de gestores da educação e professores das redes municipal, estadual e privada de educação básica. O evento será ofertado na modalidade híbrida, contando com momentos on-line e presenciais.

 

A formação

A Formação Continuada para professores e gestores 2022 da URI/FW abre um espaço para o diálogo sobre temas como saúde e adoecimento de docentes, gestão de conflitos em espaços escolares e saúde mental na escola. Além disso, a neurociência da aprendizagem, ferramentas digitais de ensino e comunicação serão temas que poderão auxiliar os educadores a lidar melhor com os desafios da profissão.

A importância da abordagem do assunto se dá à alta incidência de burnout entre professores, doença relacionada ao trabalho caracterizada por desgastes físicos e emocionais da pessoa, levando a um esgotamento profissional. Muitos estudos acadêmicos comprovam que o trabalho do docente pode ser enriquecedor e se constituir como fonte de realização pessoal, mas também pode se refletir como fonte de estresse e adoecimento. Esta dualidade acontece porque o professor experimenta altas demandas de trabalho, ao mesmo tempo em que a sua profissão se caracteriza como oportunidade de desenvolvimento e motivação ao cumprir o importante papel social de educar.

Soma-se a isso o fato de que, diante da pandemia de Covid-19, com a suspensão das aulas presenciais, os professores foram desafiados a trabalhar atendendo aos alunos de forma on-line, adotando novas metodologias de ensino-aprendizagem, o que pode ter exposto muitos profissionais da educação a situações de estresse.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
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