Publicidade
Geral
SuperAgro: tratamento de água ganha papel fundamental na suinocultura
Com a estiagem, uso de água represada nas propriedades vira opção, mas utilização requer cuidados
Por: Douglas Cavalini
Publicado em: segunda, 31 de janeiro de 2022 às 08:36h

Cada vez mais, os produtores da suinocultura compreendem a importância de utilizar água potável na cadeia produtiva. Nutriente tão importante quanto a ração, a água utilizada precisa ser de qualidade. Em tempos de ausências de chuvas, em que o abastecimento hídrico é prejudicado, açudes e lagos existentes nas propriedades tornam-se opções, mas, sem tratamento, seu uso se torna um problema.
– Antes, utilizávamos água bruta, retirado direta do açude e tínhamos uma incidência muito grande de casos de viroses, diarreia, em quase todos os lotes de suínos que criávamos, tínhamos que utilizar muitos medicamentos – conta o produtor João Rafael da Motta, morador da linha Guarita, em Palmitinho.
Em 2019, a produção ganhou nova forma graças a implementação do projeto-piloto de uma estação de tratamento de água, sugerida pela Seara/JBS, parceira dos produtores. A ideia foi bem recebida e os estudos e desenvolvimento do projeto logo começaram. Pouco tempo depois, a estação de tratamento já estava operando.
Atualmente, cerca de 12 m³ de água são tratadas diariamente na propriedade para o consumo dos 870 suínos destinados a terminação. O sistema funciona 24 horas por dia, tratando 3m³ de água por hora. “A água que sai da estação é apta para o consumo humano e trouxe uma melhora significativa na saúde dos animais”, afirma João Denílio da Motta, que há mais de 21 anos possui a produção no local.
O lago de onde a água é captada tem baixa flutuação de seu nível e abastece a propriedade há cerca de 15 anos. Os produtores já haviam tentado implementar um sistema de filtração artesanal anteriormente, que não era suficiente para dar conta da qualidade da água. 
Agora, com os recentes ciclos de estiagem, eles não descartam a escavação de um novo açude. Atualmente, o sistema possui 15m³ de água armazenada, que garante o abastecimento da produção por um dia inteiro. “Se tivéssemos que fazer o projeto hoje, faríamos tudo de novo. Foi muito importante para nós, sofríamos muito no início”, assegura o produtor.
Os extensionistas da JBS/Seara fazem inspeções e visitas técnicas regulares nas propriedades com sistema de tratamento de água para verificar a qualidade e o funcionamento das instalações, além de tirar dúvidas e prestar suporte.  

Publicidade


O ciclo do tratamento da água
- A água é bombeada do lago até um primeiro tanque, onde recebe um primeiro tratamento químico que realiza a floculação das impurezas;
- Depois, passa por um processo de decantação, em que as impurezas são removidas;
- A água então passa por um filtro;
- Por fim, o líquido vai para a cloração, em que recebe cloro, que termina de remover impurezas, vírus e bactérias.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU