Publicidade
Modelo 3 As
Região Covid de Palmeira das Missões recebe aviso
Medida faz com que lideranças locais fiquem atentas ao avanço da doença nos municípios que compõem a região
Por: Adriano Dal Chiavon
Publicado em: terça, 18 de maio de 2021 às 14:24h
Atualizado em: terça, 18 de maio de 2021 às 14:26h

Os municípios que compõem a Região Covid de Palmeira das Missões receberam nesta terça-feira, 18, um aviso no novo modelo de monitoramento e gerenciamento da pandemia no RS, o Modelo 3 As. O aviso é emitido quando existe tendência de alta nos números relacionados a pandemia, como casos confirmados, óbitos, internações hospitalares, entre outros. 

Publicidade

Apesar disso, o aviso ainda não obriga a região a adotar medidas para controlar o avanço da doença. Essa ação precisa acontecer quando a região recebe um alerta do governo do Estado, realidades de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo. 

No caso dessas regiões, as autoridades municipais precisarão se reunir e, em 48 horas, definir um plano de ação a ser encaminhado para o Executivo gaúcho, que irá analisar e aprovar ou não a implantação das medidas previstas pelas lideranças regionais.  

Além da região de Palmeira das Missões, nesta que é a primeira rodada do novo modelo de gerenciamento da pandemia, outras seis regiões também receberam avisos, situações de Santa Maria, Uruguaiana, Santa Rosa, Pelotas, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. 

Especificamente na região onde os municípios da abrangência do AU estão inclusos, o avanço de confirmações de casos, aumento de óbitos e elevação na taxa de ocupação de leitos – que atinge percentual próximo aos 100% até a publicação desta notícia – embasam a emissão do aviso pelo gabinete de gestão de crise do governo estadual, que analisa e realiza o levantamento de dados. Todos os números da região relativos a pandemia podem ser acessados clicando aqui

Fonte: O Alto Uruguai/Governo RS
Vitrine do AU