Publicidade
Coronavírus
UPA terá espaço exclusivo para atendimentos de casos de Covid-19
Medida visa diminuir sobrecarga de consultas e foi apresentada pela Secretaria de Saúde e a administração do local em audiência com o MP
Por: Douglas Cavalini
Publicado em: sexta, 28 de janeiro de 2022 às 15:21h
Atualizado em: sexta, 28 de janeiro de 2022 às 17:49h

O recente aumento dos atendimentos relacionados a sintomas gripais em Frederico Westphalen acabou gerando uma sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Em média, o local recebe 170 pacientes por dia, já tendo chegado a mais de 220 atendimentos, o que tem gerado um longo tempo de espera para o atendimento. Buscando uma solução para o problema, a comarca de FW do Ministério Público gaúcho realizou uma audiência pública virtual com representantes do município na tarde desta sexta-feira, 28. Como proposta de mitigar o problema, a Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com a administração da UPA, apresentou o plano de alocar o espaço que era, até então, ocupado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)  para atendimentos exclusivos de casos de sintomas gripas, como o coronavírus.

Publicidade


A proposta busca evitar uma contaminação cruzada entre os pacientes além de agilizar os atendimentos, que serão feitos por uma equipe de profissionais específica. Além disso, a administração municipal espera contar com mais um médico, um enfermeiro e um técnico em enfermagem para reforçar a equipe. A alteração deve ser realizada até o meio da próxima semana.


A secretaria da saúde e administração do local também esperam mover a central de coletas para testes de Covid-19 do Posto Central para a UPA, evitando o deslocamento dos pacientes com sintomas. Avaliações do local devem ser feitas nos próximos dias para verificar a viabilidade da alteração. 


Os outros postos de saúde seguem atendendo normalmente, mas mediante o agendamento prévio e com um número limitado de fichas em cada turno. Já o Samu deverá ter sua sede instalada no bairro Barril, em um local já vistoriado e aprovado pela equipe de atendimento.

Mais informações na edição impressa deste sábado, 29.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai.
Vitrine do AU